Economia
Pix Automático entra em vigor nesta segunda (16); veja o que muda
Nova função do Pix permite pagamentos automáticos de contas mensais, como luz, escolas e academias, com mais praticidade e controle
A partir desta segunda-feira (16), entra oficialmente em vigor o Pix Automático, nova funcionalidade lançado pelo Banco Central que promete facilitar a forma como os brasileiros pagam contas recorrentes. A ferramenta estará disponível para todos os bancos que participam do sistema Pix.
O Pix Automático permite que o usuário autorize pagamentos recorrentes sem precisar refazer a operação a cada vencimento. A nova proposta relembra o tradicional débito automático, mas, a principal diferença está na flexibilidade, já que um depende de convênios entre as empresas e bancos, enquanto, o Pix Automático dispensa esses acordos.
Como vai funcionar?
De forma prática, o consumidor faz uma autorização inicial, informando dados como o valor máximo de cada cobrança, a periodicidade dos pagamentos e se deseja permitir o uso de limite do cheque especial. Após isso, o processo se torna automático.
A empresa envia uma solicitação de pagamento recorrente ao banco do cliente, que agenda a cobrança e notifica o pagador com antecedência. A medida busca trazer mais controle, transparência e praticidade para o consumidor, que poderá acompanhar os débitos direto pelo aplicativo do banco.
Como autorizar o Pix automático?
A princípio foram detalhadas cinco formas pelas quais o pagador poderá autorizar o Pix Automático:
- Notificação no celular: O cliente recebe uma notificação no app do banco com a proposta de autorização.
- Pelo site da empresa recebedora: Ao acessar o site da empresa, o cliente escolhe a opção Pix Automático e é redirecionado para o app do seu banco para concluir a autorozação.
- Por QR Code ou código: A empresa gera um QR Code ou código específico com a proposta de ativação do Pix automático. O cliente escaneia ou cola o código no app e autoriza.
- Pagamento imediato: Ao pagar uma fatura via QR Code, o cliente tem a opção de realizar o pagamento e já autorizar os próximos débitos automáticos.
- Durante o pagamento de faturas: A própria fatura pode vir com um QR Code que oferece a proposta de adesão ao Pix Automático. Basta escanear e conferir os detalhes.
O que muda para o consumidor?
A chegada do Pix Automático representa um passo importante na digitalização dos meios de pagamento no Brasil. Além de eliminar a necessidade de agendar manualmente cada conta, a ferramenta amplia o acesso ao débito automático, que antes era limitado a grandes empresas conveniadas aos bancos.
A expectativa é que a funcionalidade ajude os brasileiros a manterem suas contas em dia, evitando esquecimentos e atrasos, ao mesmo tempo em que dá mais poder de decisão ao consumidor, que poderá interromper a recorrência quando desejar.
Fique Atento!
A adesão ao Pix Automático é opcional e sempre depende de uma autorização ativa por parte do pagador. Portanto, mesmo que a empresa ofereça essa forma de pagamento, cabe ao consumidor decidir se deseja ativar ou não.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora!
Leia também:
- Contador e os direitos autorais: como orientar o cliente e ficar dentro da lei
- Você conhece o auxílio-acidente e como fazer seu cálculo? Veja aqui!
- Receita Federal informa parada programada do ecossistema CNPJ
- Plano de saúde para MEI em São Paulo: como usar seu CNPJ para pagar menos?
- Simples Nacional sem mistério: aprenda quando usar o DAS Avulso e garanta sua regularidade fiscal!
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
Contabilidade3 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
Economia4 dias agoSenado adia votação que aumenta taxação de fintechs e bets
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.