Chamadas
Posso manter o plano de saúde da empresa se eu for demitido?
Atualmente fazer um plano de saúde individual e mantê-lo sozinho, por conta própria, está cada vez mais caro e complicado, sendo assim, é muito comum que as empresas ofereçam o plano de saúde aos funcionários como forma de benefício.
No entanto, o que muita gente tem dúvida é se é possível manter o plano de saúde após o desligamento da empresa, mas pra adiantar o assunto pra você, saiba que sim, mesmo com sua saída da empresa é possível continuar com o plano de saúde.
Apesar de ser possível continuar no plano de saúde é necessário que o contrato se enquadre nos requisitos estabelecidos pela Lei 9676/98. Sendo assim, confira alguns pontos de atenção para que você possa continuar no plano de saúde.
Requisitos para manter o plano de saúde
O primeiro requisito para continuar com o plano de saúde é identificar como foi sua demissão, sem foi com ou sem justa causa, pois caso o trabalhador tenha sido demitido por justa causa o mesmo não poderá optar por manter o plano de saúde da empresa.
Outro ponto que precisa ser avaliado é se o plano de saúde era oferecido gratuitamente pela empresa, se esse for o caso o trabalhador não conseguirá continuar no plano de saúde.
Somente será possível continuar com o plano de saúde se era mensalmente descontado um valor do plano no holerite do trabalhador.
Por fim o trabalhador precisa ficar ciente que após o desligamento da empresa o mesmo deve assumir o pagamento integral do plano de saúde, sendo assim, o empregado efetuará o pagamento da parte em que era descontada em holerite e da parte que a empresa pagava.
Como optar em continuar no plano
Para que o trabalhador possa optar em continuar com o plano de saúde a empresa deve oferecer a possibilidade através de um formulário de “declaração de continuidade na assistência médica” em que o empregado pode optar por continuar ou não com o plano de saúde.
-
Sem categoria17 horas ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Simples Nacional5 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional6 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
MEI12 horas ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Fique Sabendo5 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Fique Sabendo6 dias ago
Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira