Chamadas
Projeto de Lei institui o “auxílio home office”
Está em tramitação na Câmara o Projeto de Lei 5341/20, que institui o auxílio home office.
O texto propõe que o empregador subsidie as despesas do empregado para trabalho na própria residência, sendo o auxílio sempre pago no mês seguinte ao que o funcionário teve as despesas.
Em função do caráter compensatório do benefício, o texto estabelece que o auxílio home office não tem natureza salarial nem se incorpora à remuneração.
Assim, não possui incidência de contribuição previdenciária ou de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Na proposta, as despesas que podem ser compensadas são: internet, energia elétrica, softwares e hardwares, além de toda a infraestrutura necessária para o trabalho remoto.
O autor do projeto, deputado Márcio Marinho, entende que o PL vem com a proposta de divisão de custos.
Assim, 30% do valor referente às despesas que aumentaram com o regime de home office seria pago pelo empregador, impedindo que todo o ônus seja transferido à empresa nem ao funcionário.
Fonte de referência: Agência Câmara
Fonte: DR. Fiscal
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional4 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional1 dia ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade3 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT3 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep