Fique Sabendo

Projeto pode vetar dupla multa sobre IRPJ e CSLL

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 703/25, que visa acabar com a chamada “dupla penalidade” aplicada a empresas no recolhimento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). O texto proíbe a aplicação conjunta da multa isolada e da multa de ofício quando o contribuinte deixa de efetuar os recolhimentos mensais por estimativa.

Atualmente, empresas que optam pela apuração anual desses tributos devem realizar pagamentos mensais estimados. Caso não o façam, a Receita Federal aplica hoje duas punições distintas sobre a mesma falha. 

A proposta, de autoria do deputado Jonas Donizette (PSB-SP), busca consolidar na lei o que já é entendimento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) por meio da Súmula 105/14, que condena a concomitância das multas.

Leia também:

Entendendo o conflito

No cenário atual, a confusão ocorre porque a Receita Federal interpreta a falta de pagamento das antecipações mensais como uma infração autônoma, gerando a multa isolada (de 50%). 

No entanto, quando esse erro é identificado em uma fiscalização que apura o saldo final do imposto devido no ano, o Fisco aplica também a multa de ofício (de 75%).

O projeto de lei argumenta que, como as estimativas são meras antecipações do imposto final, punir o contribuinte duas vezes pelo mesmo erro de cálculo configura um excesso. 

Se aprovada, a lei garantirá que a punição maior (de ofício) absorva a menor, evitando que as multas somadas cheguem a 125% do valor devido, o que é visto por especialistas como um confisco.

Tramitação

O PL 703/25 será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Caso receba parecer favorável, o texto seguirá diretamente para o Senado, sem necessidade de passar pelo plenário da Câmara, a menos que haja recurso.

Curso Viver de Contabilidade: 

Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!

Ana Luzia Rodrigues

Ana Luzia Rodrigues é formada em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e já atua na profissão há mais de 30 anos. Já foi repórter, diagramadora e editora em jornais do interior e agora atua na mídia digital. Possui diversos cursos na área de jornalismo e já atuou na Câmara Municipal de Teresópolis como assessora de imprensa.

Postagens recentes

Impacto das NRs: 7 transformações em SST vão exigir adaptação das empresas em 2026

Conformidade com as Normas Regulamentadoras (NRs) exige adaptações contínuas na prestação de informações aos órgãos…

15 horas atrás

Desoneração da folha: descubra quando a CPRB pode reduzir os encargos trabalhistas da sua empresa

O Governo Federal cria, de tempos em tempos, benefícios fiscais para ajudar as empresas e…

15 horas atrás

Novas  regras para o FGTS sobre 13º salário em rescisões

Nota Orientativa 11/2025 estabelece diretrizes para evitar erros no eSocial e garantir o cumprimento de…

16 horas atrás

NR-1: empresas agora podem pagar por ignorar a saúde mental

Saúde mental vira obrigação legal e empresas ficam sujeitas a multas

17 horas atrás

Nota fiscal comum deixa de existir com as novas mudanças para 2026

Empresas que ignorarem os campos de IBS e CBS podem ter faturamento bloqueado

19 horas atrás

Concurso Banco do Brasil aumenta remuneração para cargo de nível médio

Além da remuneração, o auxílio alimentação/refeição e a cesta alimentação também ficaram mais atrativos

20 horas atrás