Chamadas
Prova de Vida do INSS: 4 milhões de segurados são chamados
A prova de vida para os aposentados e pensionistas do INSS já é um procedimento que ocorre há alguns anos. O objetivo é evitar fraudes e constatar que é realmente o segurado quem está recebendo o benefício.
Desde o início de 2023 que cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, a partir de cruzamento de dados. No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer ele mesmo a prova de vida.
Isso se dá através do cruzamento de dados. O instituto leva em consideração atos registrados em bases de dados como prova de vida.
Na prática, utilizam-se informações mantidas, atualizadas ou administradas por órgãos, entidades ou instituições públicas federais, estaduais e municipais, mas também bases de dados privadas que mantêm acordo de cooperação com o INSS.
Todavia, quando o Instituto não consegue obter essas informações, o aposentado ou pensionista é chamado a comparecer na agência do órgão.
Leia também: Veja As Informações Que Serão Usadas Na Prova De Vida Do INSS 2024
INSS convoca segurados
E é justamente isso que está ocorrendo no momento. Já ocorreram 3.089.043 notificações para pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Outras 1.262.514 que fazem aniversário em março também receberam convocação e estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.
.No total, o órgão está convocando 4.351.557 cidadãos para fazer a atualização cadastral, pois não há informações desses segurados nos bancos de dados oficiais do governo.
Neste momento, todos os segurados nascidos entre janeiro e março precisam comprovar que estão vivos a fim de manter seus benefícios pagos pelo INSS. Estas pessoas estão há 12 meses ou mais sem realizar a prova de vida.
É bom ficar atento ao extrato bancário,pois ali diz se é preciso comparecer à agência e realizar a prova de vida. Notificações também vão ocorrer pela Central 135 ou aplicativo Meu INSS.
Ao receber a notificação, o processo pode ocorrer on line, pelo aplicativo Meu INSS e clicar em “prova de vida”. Contudo, se dentro de 60 dias o segurado não comparecer, o benefício será bloqueado.
Leia também: Prova De Vida Do INSS: Veja O Que Mudou Em 2023
O que serve como prova de vida
Veja o que pode servir como prova de vida:
- Acessar o aplicativo Meu INSS com o selo ouro (nível máximo de segurança das contas gov.br) ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos entidades públicas com certificação e controle de acesso;
- Realizar empréstimo consignado com reconhecimento biométrico;
- Realizar atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades ou instituições parceiras;
- Realizar perícia médica presencialmente ou por telemedicina no sistema público de saúde ou em rede conveniada;
- Ser vacinado (a);
- Cadastrar ou atualizar suas informações nos órgãos de trânsito ou de segurança pública;
- Atualizar informações no Cadastro Único (opção válida apenas quando a atualização é feita pela pessoa responsável pelo grupo familiar);
- Votar nas eleições;
- Emitir ou renovar passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou quaisquer documentos oficiais que exijam a presença física do titular ou seu reconhecimento biométrico;
- Receber benefício social por reconhecimento biométrico;
- Ter seu nome na declaração anual do imposto de renda, seja como titular ou dependente.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.