Chamadas
Veja quem precisa fazer a Prova de vida do INSS para manter o benefício
Para ajudar no combate a pandemia do novo coronavírus, o INSS se viu obrigado a suspender a prova de vida até o dia 30 de setembro. Entretanto, é preciso informar que esse prazo não está valendo par os beneficiários que estavam com o benefício do INSS suspenso desde março. Para esse caso, tanto o aposentado quanto o pensionista deverá comparecer ao banco e regularizar o benefício antes que o mesmo possa ser cancelado.
Realização da prova de vida
O segurado que precisa realizar a prova de vida, deve comparecer à agência onde recebe o benefício e assim apresentar seu documento de identificação, com foto para que possa ter seu pagamento novamente ativo. Caso o segurado que esteja nessa situação, tiver mais de 60 anos e não puder comparecer ao banco devido a alguma dificuldade de locomoção, ou ainda por estar doente, poderá realizar o recadastramento, através de um representante legal.
Por motivos de calamidade pública, até o fim de 2020 não se faz necessário que o representante do segurado seja cadastrado no INSS. Outro ponto é que, caso o aposentado não possua um representantes, o mesmo poderá nomear um em um cartário, tendo em vista que o cartório não teve o seu atendimento suspenso.
Com a procuração reconhecida em cartório, o representante deverá comparecer ao banco onde o pagamento do benefício do INSS é feito, e assim recadastrar a senha para o saque do benefício. Caso o benefício do segurado tenha sido bloqueado devido a exigência de algum documento, o segurado pode enviar a documentação pendente pelo aplicativo Meu INSS que está disponível nas plataformas Android e iOS, e também pelo site Meu INSS.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa, que durante o período de pandemia pelo coronavírus, está dispensando a autenticação das copias de alguns documentos, como:
- Certidão de Nascimento
- Certidão de Casamento
- Certidão de Óbito
Benefício cancelado
Se o segurado não fizer a comprovação da prova de vida em até seis meses, o benefício será definitivamente cancelado. Caso o beneficiário tenha perdido o prazo e teve o benefício cancelado, será necessário fazer uma nova solicitação do benefício junto ao Meu INSS, e aguardar a reabertura das agências do INSS que está previsto para retornar, gradualmente e com hora marcada a partir do dia 24 de agosto.
-
Sem categoria15 horas ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Simples Nacional5 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional6 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Fique Sabendo5 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Fique Sabendo5 dias ago
Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
-
MEI10 horas ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios