Imposto de Renda
Quando o menor deve declarar Imposto de Renda?
A preocupação em declarar o Imposto de Renda todos os anos acompanha a vida de muitos brasileiros. Para não ser pego pelo fisco, é importante que o contribuinte esteja ciente dos fatores e das regras que definem o benefício da isenção como, por exemplo, saber se menor de idade precisa declarar Imposto de Renda.
Afinal, será que quem tem menos de 18 anos precisa preencher o IR? Pois fique ciente de que menores de idade podem ser obrigados a entregar a declaração do Imposto de Renda.
Caso o menor não esteja incluído como dependente na declaração de um dos pais e, ao mesmo tempo, se enquadre em pelo menos uma das situações que obrigam uma pessoa a apresentar o IR 2025.
Leia também:
- Comissão aprova tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas em falência
- Reforma Tributária exige ação imediata das empresas para revisar preços e margens
- 13° salário: data-limite para pagamento da 1ª parcela é dia 28
- IPVA 2026: Idosos têm mesmo direito à isenção? Resposta vai surpreender
- Reforma Tributária cria Cadastro Imobiliário Brasileiro e traz novas regras para o mercado de imóveis
Quando o menor deve declarar IR?
As situações mais comuns, no caso de crianças ou adolescentes, são o recebimento de pensão alimentícia acima de R$ 33.888,00 no ano passado ou quando menor herdou um imóvel de um parente falecido com valor superior a R$ 800 mil. O fato de ter menos de 18 anos não impede nem isenta o jovem ou criança de ter que apresentar uma declaração à Receita Federal.
Há casos em que o menor não é obrigado a declarar, mas pode ser mais interessante fazer uma declaração em separado para ele do que colocá-lo como dependente dos pais.
A maioria dos pais declara seus filhos como dependentes para se beneficiar das deduções permitidas por lei, como os gastos com saúde e educação.
No entanto, ao declará-los dessa forma, os pais são obrigados a incluir na declaração as eventuais rendas dos filhos. Esses valores irão se somar aos rendimentos dos pais, o que pode fazer com que eles paguem mais imposto. Imagine, por exemplo, um casal separado, sendo que o pai é responsável pelo pagamento da pensão alimentícia e a mãe é detentora da guarda judicial do filho.
A mãe normalmente declara o filho como seu dependente e lança as despesas da escola e do plano de saúde (caso elas não sejam uma obrigação judicial do pai junto com a pensão).
Dessa forma, caso escolha o modelo completo de declaração, a mãe pode aproveitar essas deduções legais para reduzir seu imposto ou aumentar a restituição. O problema é que a pensão recebida pela criança terá que ser declarada pela mãe e será somada aos rendimentos do seu emprego.
Neste caso, a renda maior provavelmente fará com que a declaração da mãe entre em uma faixa de tributação mais alta. Talvez as deduções permitidas com educação e saúde do filho não compensam a diferença de imposto gerada pelo acréscimo da pensão na renda total.
Conclusão
Por fim é bom lembrar que o menor de idade não é o responsável pela entrega, mesmo que ele esteja obrigado a declarar. A pessoa responsável pela entrega da declaração do menor será o pai, a mãe, o tutor, ou o curador do menor que está obrigado.
-
Fique Sabendo4 dias agoGolpes, cartões clonados, compras falsas: como se proteger de ameaças digitais na Black Friday
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma Tributária: 4 ações para PMEs tomarem antes de 2026
-
Economia4 dias agoCarteira de crédito deve crescer 1% em outubro e acumulado anual segue em 10,1%
-
Reforma Tributária4 dias agoA NFS-e nacional sai da teoria e começa a aparecer na sua rotina
-
Geral4 dias agoPesquisa mostra que brasileiros preferem usar Inteligência Artificial na hora de comprar online
-
Fique Sabendo4 dias agoPIS/Pasep 2026: Governo já revelou valores e calendário? Confira!
-
Simples Nacional4 dias agoMicro e pequenas empresas disparam e geram 74% dos empregos em setembro
-
CLT4 dias agoO pagamento da 2ª parcela do 13° salário pode ser antecipado?

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.