Abrir novas empresas no Brasil está cada vez mais rápido e eficiente. Abrir um CNPJ no Brasil pode ser um processo mais rápido do que você imagina, mas o tempo varia bastante dependendo de onde e como você faz isso.
Em alguns casos, é possível ter seu CNPJ ativo em menos de 10 dias, considerando etapas como o registro na Junta Comercial e na Prefeitura.
No entanto, o processo completo de formalização, que inclui a aprovação para emitir notas fiscais e o enquadramento no Simples Nacional, pode levar de 30 a 45 dias.
Essa variação acontece principalmente por causa de fatores como a sua localização (estado e cidade), o tipo de empresa que você está abrindo e a complexidade de cada registro.
Leia também:
O Brasil já foi considerado um dos países que mais demora para abrir uma empresa. Apesar disso, essa realidade mudou com o passar do tempo, por meio de ações voltadas para otimizar e digitalizar o processo de abertura de empresas.
Todavia, dados mais recentes de fontes como a Bloomberg Linea Brasil de setembro de 2025, indicam que o Brasil se destaca na América Latina, com um tempo de abertura de empresa de cerca de 35 dias úteis para o processo completo.
Basicamente, os processos podem ser feitos 100% online e os sistemas dos órgãos estão interligados. Por isso a maior rapidez na abertura de uma empresa. Será preciso seguir os passos abaixo:
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional. Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…