Chamadas
Quem teve jornada reduzida na pandemia terá o 13.º afetado?
O Programa de Manutenção Emprego e Renda (BEm), foi uma medida cujo intuito foi evitar as demissões em massa frente aos impactos da pandemia da Covid-19. Desta maneira, subsidiando empresas de modo a complementar a renda de trabalhadores que tiveram jornada reduzida ou contrato suspenso.
A grande questão é referente a como o referido programa irá afetar o 13º salário dos trabalhadores. Este assunto vem tomando conta das pautas devido à proximidade do final do ano, período em que, geralmente, o abono é pago.
O corte na jornada ou remuneração do trabalhador podia ser até de 70%, ou o contrato de trabalho poderia ser suspenso por até 4 meses. Cerca de 3 milhões de brasileiros participaram do Benefício Emergencial, segundo Ministério do Trabalho e Previdência.
Quem pode sentir o impacto do programa no 13º salário?
Em um panorama geral, trabalhadores que tiveram redução na jornada ou salário receberam o 13º integralmente, ou seja, sem alterações. No entanto, o mesmo não acontece para quem fechou um acordo de suspensão de contrato.
Em nota o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) diz o seguinte: “Na suspensão do contrato esse tempo de serviço não conta. Ou seja, a empresa não é obrigada a pagar o 13° correspondente a 1/12 (um doze avos) do período que o empregado esteve afastado”, explica.
Conforme os moldes de cálculo do 13º salário, a pessoa deve trabalhar ao menos 15 dias para que aquele mês seja computado. Sendo assim, quem exerceu atividade em um período menor a este ou não trabalhou durante o mês, terá o benefício reduzido.
Isto não acontece para quem teve jornada de trabalho reduzida, pois, este grupo apenas teve as horas diminuídas, de modo que os dias ainda entraram no cálculo do 13º.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
-
Contabilidade4 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional5 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Simples Nacional2 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Reforma Tributária4 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Negócios4 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Simples Nacional2 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Contabilidade4 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT4 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep