Chamadas
Receita Federal anuncia aplicativo que unificará os serviços do órgão.
O aplicativo promete facilitar a vida do cidadão, a realização de diversos procedimentos será disponibilizado pelo novo software. Será possível efetuar a declaração do Imposto de Renda e acompanhar vários processos em aberto referentes a Pessoas Físicas.
Agendamentos também serão disponibilizados pelo aplicativo, dessa forma o indivíduo não precisará mais acessar diferentes plataformas para ter acesso aos serviços do governo. A unificação de serviços por meio do aplicativo facilitará a vida do brasileiro.
Aplicativo lançado pela Receita Federal
Atualmente, existem diversos aplicativos de serviços da Receita Federal como o IRPF, pedido eletrônico de restituição, e-Social Doméstico, Ressarcimento ou Reembolso, e-Processo, PerDcomp (Declaração de Compensação), CAEPF (Cadastro das Atividades Econômicas das Pessoas Físicas) e Saga (Sistema de Apoio ao Gerenciamento do Atendimento).
São vários serviços da Receita Federal que devem ser acessados por plataformas diferentes, esse tipo de segmentação pode confundir o cidadão devido à variedade de softwares dedicados ao órgão governamental.
A proposta é trazer um sistema unificado que facilite o acesso da população. O aplicativo que vem sendo elaborado pela Receita Federal deverá ser lançado no ano de 2022, mas a espera deverá valer a pena dado que será possível usufruir dos serviços em uma única plataforma.
Por enquanto a população deve seguir utilizando os diversos softwares dedicados aos serviços da Receita Federal. A população também pode ter acesso ao site do órgão que também oferece serviços digitais. Em alguns casos será necessário que o cidadão realize o agendamento para obter atendimento presencial, esse agendamento também deverá ser feito virtualmente.
O novo software será desenvolvido para operar em aparelhos com o sistema Android e iOS, ele poderá ser obtido gratuitamente. Para obter o app é necessário acessar a loja de aplicativos que corresponda ao sistema operacional do aparelho celular, sendo a App Store e a Google Play.
O sistema deverá ser unificado ao Gov.br, plataforma que já permite acesso único a vários portais e serviços do governo federal.
Vale relembrar que a unificação de todos os serviços em um único aplicativo deverá acontecer somente em 2022.
Cadastro no Gov.br
Para autenticar o login no aplicativo será necessário ter registro na plataforma online do governo federal: Gov.br.
Atualmente o registro no site vêm servindo para a autenticação em diversos portais dedicados a serviços públicos. O mesmo deverá valer para o aplicativo unificado da Receita Federal.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.