Mais de 11 mil empresas do Simples Nacional realizaram o recadastramento anual / Imagem canva pro
As empresas gaúchas do Simples Nacional que são contribuintes de ICMS devem ficar atentas: o prazo para o recadastramento anual junto à Receita Federal termina em 30 de setembro.
Até o momento, 11,3 mil empresas, o que representa apenas 5,9% das 190 mil obrigadas, já concluíram o procedimento, iniciado em 1º de maio.
O recadastramento é um procedimento obrigatório, simples, rápido e 100% digital, feito exclusivamente pelo aplicativo Minha Empresa. A ferramenta, gratuita e acessível via login gov.br, auxilia na gestão dos negócios. Sócios ou administradores devem acessar o aplicativo, clicar no banner do Programa Anual de Recadastramento e seguir o passo a passo.
Mesmo com o prazo até setembro, a recomendação é que as empresas realizem o processo o quanto antes para evitar transtornos de última hora e manter as obrigações em dia. É possível que sejam necessários contatos adicionais com outros órgãos para atualizar dados específicos.
Leia também:
O recadastramento verifica se a empresa está em atividade, se os dados cadastrais estão corretos e se o e-mail e o número de telefone celular do representante no Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) estão atualizados.
Caso haja informações desatualizadas, é preciso seguir as orientações da ferramenta. O não cumprimento do prazo resultará na suspensão da inscrição estadual da empresa.
Participe do Portal Nacional da Reforma Tributária: Acesse em
Criado em 2025 pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), por meio da Receita Estadual, o Programa Anual de Recadastramento abrange todos os estabelecimentos inscritos no Cadastro Geral de Contribuintes (CGC/TE) até o final de 2024.
As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional e contribuintes do ICMS têm até 30 de setembro para concluir a tarefa. Empresas da categoria Geral terão um prazo um pouco mais curto, de 1º de agosto a 30 de setembro. Vale ressaltar que os Microempreendedores Individuais (MEIs) não estão sujeitos a essa obrigação.
O programa visa manter os dados cadastrais dos contribuintes atualizados e facilitando o contato da administração tributária para regularizações. Além de proporcionar um maior conhecimento sobre o número real de empresas gaúchas em operação. Com isso, empresas que não estão mais em funcionamento deixarão de constar nos registros estaduais.
Essa iniciativa fortalece as ações de controle e conformidade tributária da Receita Estadual, combatendo estabelecimentos irregulares que promovem concorrência desleal e prejudicam o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul, alinhando-se ao programa Receita 2030+.
Curso Viver de Contabilidade:
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece agora aqui!
O 13º salário do INSS 2025 foi confirmado e pago de forma antecipada pelo Governo…
O Ministério da Previdência Social lançou, nesta quarta-feira (15), o Programa de Regularidade Previdenciária dos…
Os beneficiários do Bolsa Família já podem se programar para os pagamentos de outubro de…
Evento gratuito acontece neste sábado (18) das 14h às 18h em formato híbrido
A economia brasileira apresentou leve avanço em agosto deste ano, mantendo um crescimento observado desde…
O Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) publicou, por meio da Resolução CGSN nº 183/2025,…