Chamadas
Três benefícios para aposentados do INSS receberem em 2021
Três benefícios poderão está disponíveis para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receber. Diante do cenário de uma pandemia que ainda assola o país, o governo vem procurando medidas para diminuir o impacto que vem causando para a população mais atingida pela Covid-19.
O governo já liberou o auxílio emergencial, agora, poderá se dedicar a outros benefícios que também podem ser destinados aos aposentados e pensionistas do INSS. Veja os benefícios que o governo poderá liberar:
Aumento da margem consignável
Com a aprovação da Medida Provisória 1006/20 os aposentados e pensionistas do INSS, terão a possibilidade de solicitar empréstimos consignados com maior capacidade, como ocorreu no ano passado.
O governo aumentou a margem do consignável para 40%, com validade até 31 de dezembro de 2021.
Sendo assim, os segurados passam a poder comprometer até 40% de seu benefício com o crédito consignado, sendo 35% para empréstimos e 5% para o cartão de crédito.
Jair Bolsonaro sancionou no dia 30 de março, a Medida Provisória do aumento da Margem de Empréstimo Consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 35% para 40%.
Antecipação do 13º salário
Outra medida que está sendo aguardada é a antecipação do 13° salário do INSS, que já havia sido prometido para acontecer em fevereiro e março. Porém, foi adiada.
No entanto, o Orçamento de 2021 ainda não foi sancionado. O presidente da República, Jair Bolsonaro, tem até 22 abril para decidir. Enquanto isso, não será possível liberar a antecipação do 13° salário do INSS no mês de abril. O próprio governo já admitiu que isso só irá ocorrer em maio.
14º salário
O 14° salário é uma promessa que não foi cumprida em 2020, mas, que poderá ser liberado em 2021.
Com a antecipação do 13º salário a liberação do 14º entra em pauta novamente. A medida no entanto deve ganhar ainda mais força assim que a antecipação for realizada.
A sugestão do 14º salário vem por meio do Projeto de Lei n° 3.657/20 que prevê a criação de uma espécie de 14º salário emergencial. O texto aguarda tramitação tanto no Congresso quanto no Senado.
No entanto, são baixas as chances de ser aprovada este ano. O importante é que a medida continue ganhando apoio popular para que possa ser notada e votada pelos deputados e senadores.
Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
-
Sem categoria13 horas ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Simples Nacional5 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional5 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Fique Sabendo4 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Fique Sabendo5 dias ago
Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
-
Economia5 dias ago
BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto