Restituicao-do-IR / Imagem: Freepik
A Receita Federal libera na próxima segunda-feira (23), a partir das 10h, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025. Ademais, este será um dos maiores pagamentos em valores e número de contribuintes beneficiados, no total mais de 6,5 milhões de pessoas vão receber R$ 11 bilhões.
Neste lote, só terá acesso ao pagamento os contribuintes com prioridade legal ou aqueles que utilizaram recursos que garantem vantagem no calendário, como a declaração pré-preenchida e a opção de receber via Pix com chave CPF.
Segundo a Receita, os pagamentos contemplam os contribuintes prioritários. Veja como estão distribuídos:
Embora não tenham prioridade por lei, quem utilizou tanto a pré-preenchida quanto o Pix passou a ter preferência no recebimento neste ano. Assim, este lote não inclui contribuintes fora dos grupos prioritários.
A consulta pode ser feita pelo site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo da Receita para celular e tablets.
O pagamento será feito no dia 30 de junho, diretamente na conta bancária informada na declaração ou via chave Pix (tipo CPF).
Se o valor não for depositado, o contribuinte tem até um ano para resgatar os recursos no Banco do Brasil. Mas, após passado esse prazo, será necessário solicitar o valor novamente no Portal e-CAC, acessando a seção “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Quem não estiver neste lote pode consultar o extrato da declaração no e-CAC para verificar se há pendências. Caso encontre algum erro, ainda é possível enviar uma declaração retificadora e acompanhar os próximos lotes.
Transforme seu conhecimento em resultado! Todos os procedimentos contábeis na prática que o mercado exige. Comece aqui!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O MEI pode economizar até 40% em comparação com a contratação como pessoa física
Trata-se de um processo de identificar e atribuir a cada produto um código numérico padronizado,…
Trabalhadores podem procurar as Superintendências de Trabalho para efetuar a reclamação por atraso no pagamento…
Funcionalidade estará disponível ao público em fevereiro
Confira a agenda tributária de dezembro e evite problemas com o Fisco
O Programa Acredita Exportação garante a devolução de parte dos valores pagos ao longo da…