Chamadas
Veja dicas para quem deseja investir em franquias
O setor de franquias cresceu pelo quinto trimestre consecutivo e já retomou o patamar pré-pandemia no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a alta no primeiro trimestre deste ano é de 17,2% em comparação com o mesmo período de 2022. Não faltam opções para quem quer ter o seu próprio negócio e os valores de investimentos iniciais variam muito. De olho nesse contingente de interessados, associações realizam exposições que apresentam mais de 400 opções de franquias. Evento ideal para fechar negócios, certo?
O advogado especialista em Franquias, Leandro Bonvechio, do escritório BMF Advogados, explica que esses eventos são realmente importantes, mas destaca que servem para conhecer de perto os modelos de franquia e reforça que a tomada de decisão deve ser feita com muita calma e envolve diversos passos. “Pesquise e conheça seus concorrentes. As exposições são uma oportunidade para conhecer os concorrentes. Isso permitirá que você compare diferentes franquias”, afirma.
Leia também: Franquias Apresentam Faturamento Superior A R$ 50 Bi No 1º Trimestre!
Decisão consciente
Bonvechio alerta para as decisões movidas por impulso. “Não se engane com ofertas especiais e outros descontos oferecidos durante a feira: analise com cuidado todos os aspectos financeiros e jurídicos. Há um prazo de 10 dias entre o recebimento da Circular de Oferta de Franquia (COF) e a assinatura do contrato ou pagamento de qualquer valor, analise tudo com calma, obedeça o prazo”, diz.
Leia também: Microfranquias Crescem Como Alternativa Para Aumentar A Renda
Antes de fechar um negócio, faça uma análise profunda do setor no qual pretende investir. “Analise os dados do mercado em que a franquia opera. Considere a demanda, a concorrência, as tendências do setor e a viabilidade do negócio em sua região. Pesquise também sobre a marca, verifique o suporte oferecido, as taxas e os royalties e as obrigações contratuais”, comenta.
Outra dica importante do especialista é visitar unidades já estabelecidas e conversar com os franqueados. “Verifique como tem sido a experiência, pergunte sobre o suporte recebido, os desafios enfrentados e o retorno financeiro”, detalha.
Compromisso de longo prazo
Antes de fechar negócio, busque orientação de especialistas, como consultores financeiros e advogados especializados. “Eles podem ajudar a compreender os aspectos legais e financeiros envolvidos, garantindo que você tome uma decisão mais segura. Isso ajuda a ter a certeza de que a franquia escolhida está alinhada às suas expectativas”, conta.
O mais importante de tudo, diz Bonvechio, é estar preparado para o compromisso. “Ser um franqueado exige dedicação, trabalho árduo e compromisso a longo prazo. Você precisa estar disposto e preparado para assumir os desafios e responsabilidades que vêm com a franquia, por isso nenhuma decisão deve ser tomada de forma impulsiva. Para a maioria das pessoas, esse é o investimento de anos de economias. Decisões por impulso podem colocar tudo a perder”, completa.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS