Destaque
Você entende sobre o Termo de Exclusão do Simples Nacional?
Você sabia que pode ser excluído do Simples Nacional se não cumprir com suas obrigações fiscais?
Neste artigo, vamos esclarecer o que é o Termo de Exclusão do Simples Nacional, o que acontece quando uma empresa é excluída, como verificar e contestar o termo e, o mais importante, como evitar essa situação.
Sendo assim, para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre o Termo de Exclusão do Simples Nacional e entender como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
O que é o Termo de Exclusão do Simples Nacional?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Antes de tudo, o termo de exclusão é um documento oficial da Receita Federal para informar que uma empresa será retirada do Simples Nacional.
O Simples Nacional é um regime de impostos simplificado para pequenas e microempresas, com benefícios de redução de impostos.
Quando a empresa não cumpre certas obrigações fiscais, ela pode ser excluída desse regime, e o termo de exclusão formaliza esse processo. A empresa tem um prazo para regularizar seus débitos antes de ocorrer definitivamente a exclusão.
Ou seja, o Termo de Exclusão avisa que, se as pendências não forem pagas ou parceladas em até 30 dias após a leitura do comunicado, a empresa será excluída do Simples Nacional, a partir de uma data específica.
Assim, a empresa perde o benefício do regime se não regularizar suas dívidas dentro do prazo.
A Receita Federal começou a emitir Termos de Exclusão do Simples Nacional para contribuintes com débitos, incluindo MEIs.”
O que acontece com a exclusão do Simples Nacional?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “A exclusão do Simples Nacional significa que uma empresa deixa de fazer parte desse regime de tributação simplificado. Quando isso acontece, a empresa perde os benefícios fiscais do Simples, como as alíquotas reduzidas e a simplificação no pagamento dos impostos.
Logo após ser excluída, a empresa passa a ser tributada de acordo com outros regimes, como Lucro Real, Lucro Presumido ou Arbitrado, que têm regras e alíquotas diferentes, geralmente mais complexas.
A fim de esclarecer mais detalhes, confira o Manual: Exclusão do Simples Nacional – 2024 Perguntas e Respostas (Contribuinte)”
Onde verificar o Termo de Exclusão do Simples Nacional?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Os termos estão disponíveis no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN) ou pelo Portal e-CAC.
⚠ ️ Certifique-se de acessar regularmente para evitar surpresas desagradáveis.”
Como contestar o Termo de Exclusão do Simples Nacional?
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Ocorrendo a exclusão de sua empresa do Simples Nacional e você não concordando com os motivos, é possível contestar essa exclusão.
Isto é, você pode contestar o termo por meio do site da Receita Federal, enviando a solicitação ao Delegado de Julgamento.
Além disso, fique de olho no prazo para regularizar as pendências ou contestar o termo de exclusão é de 30 dias após o recebimento do termo.”
Para saber mais detalhes, veja o artigo: Termo de Exclusão do Simples Nacional 2025: Tudo o que Você Precisa Saber para Regularizar
Chega de receber termo de exclusão de suas empresas, controle tudo com tecnologia!
Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja como vamos te ajudar!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus cliente do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controle o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
Informações retiradas do Blog da é-Simples Auditoria. Artigo “Termo de Exclusão do Simples Nacional 2025: Tudo o que Você Precisa Saber para Regularizar”. Disponível em: . Por Leonel Monteiro em 13/01/2025.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional2 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep