Chamadas
Alta do dólar: Alerta a empresários e microempreendedores sobre a emissão de nota fiscal ao exterior
De acordo com os indicadores brasileiros e a repercussão na imprensa temos acompanhado diariamente a alta do dólar. A elevação do câmbio norte-americano pode, dependendo da atividade econômica, impactar diretamente os negócios gerado pelos empresários no Brasil.
A emissão de faturas ao estrangeiro é um exemplo, comenta o Alexandre Guimarães, sócio proprietário da Numeric Contadores, a atividade que requer atenção em seu processo de controle, pois é necessário acompanhar diariamente a cotação do câmbio comercial da moeda de emissão da fatura.
Uma opção de tornar essa dinâmica mais eficiente e simplificada é adotar um sistema gestão financeira e contábil, no entanto é importante avaliar as opções oferecidas. “Os empresários devem buscar por sistemas que permitem emissão de fatura em moedas estáveis (como o dólar ou euro). “Com a alta do câmbio norte-americano, essa é uma função extremamente útil, pois permite o envio da fatura para outros países com o valor em moeda forte e posterior conversão automática para reais, assim como transformação da fatura em nota fiscal”, complementa Guimarães.
Softwares como o QuickBooks Online oferecem emissão de nota fiscal e controle multimoedas e, ainda, a possibilidade de emitir faturas ao exterior, com o histórico em moeda local e estrangeiras, bem como, atualização diária da taxa do câmbio. Outra facilidade é a possibilidade de alterar a fatura, já convertida em reais, em uma nota fiscal.
Para Lars Leber, country manager da Intuit no Brasil, a gestão de um negócio não é tarefa simples para o micro, pequeno empreendedor e profissional autônomo, por isso, contar com ferramentas que simplifiquem a sua rotina, permitirá que dediquem aos seus esforços ao que realmente é importante dentro da sua atividade comercial.
A desenvolvedora de software gestão financeira, a Intuit, oferece no Brasil um amplo portfólio de produtos e sistemas que simplificam o dia a dia dos empresários. Atualmente suas soluções já são utilizadas por mais de 4,5 milhões de clientes ao redor do mundo. Os sistemas do Brasil incluem: QuickBooks Online (para pequenas e médias empresas), QuickBooks ZeroPaper (para autônomos), QuickBooks MEI (microempreendedores individuais) e QuickBooks para Contadores (para profissionais da área contábil).
Sobre a Intuit
A Intuit desenvolve sistemas de gestão financeira que simplificam e impulsionam os negócios de micro e pequenas empresas, além dos de profissionais autônomos. O portfólio de produtos da empresa no Brasil é da família QuickBooks, tem mais de 4,5 milhões de usuários ao redor do mundo.
-
Sem categoria3 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Economia2 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
INSS2 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
MEI3 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Fique Sabendo2 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
Estudo e Educação14 horas agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
MEI21 horas agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Contabilidade3 dias agoReceita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.