Chamadas
Aprenda como evitar que o seu CNPJ ou CPF seja negativado
Milhões de cidadãos têm seu nome negativado, ou seja, não conseguem pagar suas dívidas e acabam tendo o nome colocado em órgãos como SPC e o Serasa, desta forma, o cidadão não consegue crédito em lugar nenhum.
Mais de 77% das famílias brasileiras têm alguma dívida pendente, seja por falta de educação financeira ou por conta de imprevistos. Pessoas Jurídicas também podem entrar nessa estatística.
Acompanhe os próximos tópicos e saiba como evitar que você ou sua empresa seja negativado.
Se informe!
Os negativados
Segundo informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no mês de março deste ano o Brasil teve um endividamento recorde.
A CNC afirmou que cerca de 77,5% das famílias brasileiras possuíam dívidas no final do primeiro trimestre deste ano. Esse é o número mais alto de negativados desde 2010.
No mês março de 2021, mesmo com todo impacto negativo da pandemia, o percentual de endividamento era 10% menor (67,3%).
Outro dado que pode ser destacado é a quantidade de famílias que informaram ter contas atrasadas, cerca de 4,5 milhões de respondentes informaram que possuem alguma categoria de conta em atrasada.
São cerca de 27,8% do total e é o segundo maior valor em toda a série histórica do CNC, ficando atrás só da primeira leitura, que aconteceu no mês de janeiro de 2010.
Aprenda como evitar que o seu CNPJ ou CPF seja negativado
Segundo informações da Serasa Experian, mais 62 milhões de cidadãos possuíam o nome negativado no Brasil em dezembro de 2021. Esses números são surpreendentes, pois o cidadão com nome sujo fica limado, não consegue empréstimos, cartões e nem financiamentos.
Para evitar a negativação do CNPJ da sua empresa ou do seu CPF, se organize, isso mesmo, organização é a chave para evitar a sua negativação ou da sua empresa, mas, obviamente, existem fatores que não podemos controlar.
Quando acontece algum desastre, seu carro quebra ou sua empresa tem uma queda de faturamento por conta da pandemia, são fatores incontroláveis e imprevisíveis que podem fazer com que suas finanças se descontrolem e seu nome fique negativado.
É bom sempre guardar um dinheiro extra para emergências, para evitar que em situações fora do seu controle sua empresa ou você fique negativado.
Portanto, planejamento e organização são as chaves para evitar que você (ou sua empresa) seja negativado.
Faça reservas, modere seus gastos e se prepare para o pior, mesmo que ele nunca aconteça. Tenha sempre sua reserva e gaste com responsabilidade, assim a negativação é evitada.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar ou aprender tudo sobre o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
-
Sem categoria3 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Economia2 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
MEI3 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
INSS2 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
Fique Sabendo2 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
Estudo e Educação12 horas agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
MEI19 horas agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Contabilidade3 dias agoReceita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.