Chamadas
Benefício negado ?O que fazer?
Quando o segurado faz suas contribuições em dia, o mesmo é amparado por vários benefícios oferecidos pelo INSS. Mas o que acontece quando o segurado paga suas contribuições e mesmo assim tem o seu benefício negado? O que deve ser feito? No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto. Acompanhe
Benefício negado
O que muitos não sabem é que não basta somente fazer as contribuições em dia, o segurado deve cumprir os requisitos específicos de cada categoria, pois, a maioria dos indeferimentos, se dá por falta de documentação, falta de tempo de contribuição, carência, falha de contribuição por parte da empresa, entre outros. No texto abaixo vou listar alguns motivos que levam ao indeferimento de benefícios. Veja!
Contribuição de atividade especial
Quando falta recolhimento de atividade especial, claramente seu benefício será negado, é importante ressaltar que esta categoria você poderá se aposentar mais cedo do que o tempo estipulado na aposentadoria comum.
Período de contribuição
Se acontecer alguma falha, onde o seu tempo de contribuição seja contado de maneira errada, consequentemente o seu pedido será negado.
Para evitar isto aconselhamos a entrar no site do INSS e fazer uma simulação da sua aposentadoria, com isto você saberá quanto tempo falta para se aposentar.
É primordial que o segurado tenha em mãos a documentação LTCAT e o PPP atualizados.
Atividade rural ou de pesca
- A partir dos 12 anos já contará como aposentadoria;
- Sendo necessário que o trabalho seja em regime de economia familiar, como, agricultura, pecuária, pesca, entre outros.
É necessário que o segurado tenha toda documentação que comprove tais atividades.
Contribuição Empresário e autônomo
Se o autônomo ou Empresário não fizer seus recolhimento em dia, consequentemente o seu benefício também será negado.
CNIS
O Cadastro Nacional de Informações Sociais tem o objetivo de listar os períodos e valores de contribuições que foram pagos durante as suas atividades laborais, se caso faltar algum período, faça um agendamento no INSS com um novo pedido de revisão do CNIS.
Falta de recolhimento por parte da empresa
Se a sua empresa não cumprir com os recolhimentos do funcionário, consequentemente faltará tempo de contribuição e com isto seu pedido será negado.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira.
-
Sem categoria1 dia ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
MEI1 dia ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Simples Nacional6 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Receita Federal3 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Contabilidade1 dia ago
Receita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária
-
Fique Sabendo5 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Contabilidade1 dia ago
Contabilidade digital e Big Data: a união que permite uma atuação preditiva e estratégica no setor de tecnologia