Chamadas
BPC: estrangeiros podem ter direito a esse benefício do INSS?
De autoria do Deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) que dá concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) às pessoas de nacionalidade portuguesa e aos estrangeiros residentes no País. O Projeto de Lei já vem tramitando pelas comissões da Câmara e na última semana, foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
O autor do projeto lembrou que, em 2017, o Supremo Tribunal Federal (STF) já havia decidido em favor dos estrangeiros residentes no país. Eles são beneficiários da assistência social desde que atendidos os requisitos constitucionais e legais.
O que é o BPC?
O BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada), que agora é chamado de auxílio-inclusão, é um direito assegurado a toda pessoa idosa, acima de 65 anos, de baixa renda. Assim como aos portadores de deficiência de origem física, intelectual ou sensorial também de baixa renda e de qualquer idade.
Atualmente, o valor de um salário mínimo (R$ 1.100) é pago pelo INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) em casos de vulnerabilidade permanente.
Quais os requisitos para obter o benefício?
Para receber o benefício é preciso se enquadrar nos seguintes requisitos:
- Receber o Benefício Assistencial de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e passar a exercer atividade remunerada;
- Remuneração do salário inferior a 2 salários mínimos;
- Inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único);
- Renda familiar conforme exige o BPC (1/4 do salário mínimo per capita ou ½ em certos casos).
Em análise pelas comissões
O projeto ainda terá algumas etapas a serem cumpridas até virar Lei. O próximo passo é ser analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família, de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A proposta foi aprovada por recomendação do relator, deputado Pedro Vilela (PSDB-AL): “A concessão do BPC aos cidadãos estrangeiros de qualquer nacionalidade e, nomeadamente, aos cidadãos portugueses residentes no Brasil corresponde aos interesses nacionais no plano do relacionamento com as demais nações. Além disso, traduz-se como providência de evidente caráter humanitário e de senso de justiça”, avaliou Pedro Vilela.
Vamos aguardar para que no ano que vem, vire Lei e seja colocada em prática e possa beneficiar muitos estrangeiros que moram no Brasil.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.