Chamadas
Como é a aposentadoria especial para profissionais de saúde?
Existem várias categorias de aposentadorias no Brasil, na matéria de hoje vamos falar sobre a aposentadoria especial do INSS que é destinada para os profissionais que exercem suas atividades laborais expostos a agentes nocivos.
Abrangendo os profissionais da àrea da saúde, segurança e atendimento ao público podem ser beneficiados e isso se dá por conta da atual situação que estamos vivendo à pandemia de Covid-19.
Quais as condições para profissionais de saúde?
Como já foi mencionado esta aposentadoria é para os trabalhadores que exercem suas atividades laborais em condições que vão prejudicar a saúde ou a integridade física.
Neste tipo de aposentadoria é possível aposentar-se após o cumprimento de 25,20 ou 15 anos de contribuição, de acordo com o agente nocivo.
Em decorrência a este cenário que estamos vivendo os Tribunais Superiores estão estudando o tema para definir o futuro desses profissionais.
O que é analisado?
Poderá ter uma possibilidade de garantir aos profissionais que ficaram expostos aos agentes biológicos, passam ter direito ao benefício,independentemente do tempo mínimo de exposição durante o trabalho.
Mas há uma possibilidade de todos os trabalhadores de hospitais, incluindo atendentes e recepcionistas, serem englobados.
Quais os requisitos para esta categoria?
O primeiro requisito é ter no mínimo 180 meses na efetiva atividade em exposição a fatores de risco nocivos à saúde, sendo:
- Calor excessivo;
- Ruído;
- Contato ou exposição a produtos químicos;
- Agentes físicos e biológicos.
Tempo de contribuição
- 15 anos: linhas de frente da mineração subterrânea;
- 20 anos: exposição a agentes químicos asbestos (amianto) ou em mineração subterrânea (exceto nas linhas de frente);
- 25 anos: demais casos de exposição a agentes nocivos.
Documentações Solicitadas
- Documento de identificação com foto;
- CPF;
- Documentos que comprovem o período de trabalho (carteira profissional, carnês de contribuição ou outros que comprovem o pagamento ao INSS);
- Documentos que comprovem a exposição a agentes nocivos (como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)).
Algumas Profissões insalubres reconhecidas por lei
25 anos de atividade especial
Aeroviário; Aeroviário de Serviço de Pista; Auxiliar de Enfermeiro; Auxiliar de Tinturaria; Auxiliares ou Serviços Gerais; Bombeiro; Cirurgião; Engenheiros Químicos, Metalúrgicos e de Minas; Escafandrista; Estivador; Foguista; Químicos Industriais; Toxicologistas; Gráfico; Jornalista; Maquinista de Trem; Mergulhador; Metalúrgico; Mineiros de superfície; Motorista de ônibus; Motorista de caminhão (acima de 4000 toneladas); Técnico em laboratórios de análise e laboratórios químicos; Técnico de radioatividade; Trabalhadores em extração de petróleo; Transporte ferroviário; Transporte urbano e rodoviário; Operador de Caldeira; Operador de Raios-X; Operador de Câmara Frigorífica; Pescadores; Perfurador; Pintor de Pistola; Professor; Recepcionista; Soldador; Supervisores e Fiscais de áreas com ambiente insalubre; Tintureiro; Torneiro Mecânico; Trabalhador de Construção Civil (Grandes Obras – apartamentos acima de 8 andares); Vigia Armado; Dentista; Eletricista (acima 250 volts); Enfermeiro e Médico.
20 anos de atividade especial
Extrator de Fósforo Branco; Extrator de Mercúrio; Fabricante de Tinta; Fundidor de Chumbo; Laminador de Chumbo; Moldador de Chumbo; Trabalhador em Túnel ou Galeria Alagada; Trabalhadores permanentes em locais de subsolo, afastados das frentes de trabalho; Carregador de Explosivos e Encarregado de Fogo.
15 anos de atividade pessoal
Britador; Carregador de Rochas; Cavouqueiro; Choqueiro; Mineiros no subsolo; Operador de britadeira de rocha subterrânea; Perfurador de Rochas em Cavernas.
Tem várias profissões que não foram listados acima, porém são consideradas insalubres e para isso é necessário comprovar tal exposição a agentes nocivos e isso é comprovado através do PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
O que É PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).
Este documento é uma espécie de histórico profissional, o mesmo reunirá dados administrativos e os registros das condições de ambiente de trabalho ou o laudo das condições ambientais.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
-
Contabilidade6 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional6 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária5 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Simples Nacional3 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Simples Nacional4 dias ago
Simples Nacional: novas penalidades para atraso, omissões ou erros na entrega da Defis entram em vigor
-
Negócios5 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Contabilidade5 dias ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
CLT5 dias ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep