Chamadas
Como me aposentar por idade depois da Reforma da Previdência?
Quem acompanha o noticiário sabe que a Reforma da Previdência vêm sendo discutida há muito tempo e o principal argumento para sua aprovação é o alívio nos cofres públicos que a medida pode provocar.
Se, por um lado, a medida se apresenta de forma positiva para o Estado, de outro, pela visão do trabalhador, parece pouco atrativa. Isso porque a mudança traz muitas dúvidas, dificultando a compreensão sobre o assunto e até o acesso ao benefício.
O que é a Aposentadoria por Idade?
A Aposentadoria por Idade, no sistema antigo, previa o acesso ao benefício por meio da idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens, mas era preciso também possuir, pelo menos, 15 anos de contribuição.
Com a Reforma, essa situação é extinta. Isso porque a Previdência passa a ser regida pela soma da idade mínima e do tempo de contribuição. Logo, a situação válida para trabalhadores urbanos é a seguinte:
- Mulheres: 60 anos de idade + 15 anos de contribuição
- Homens: 65 anos de idade + 20 anos de contribuição
No caso dos professores, seja do setor privado ou público, o tempo mínimo de contribuição é de 25 anos, enquanto a idade é de 60 anos para homens e 57 para mulheres.
Já a categoria de trabalhadores rurais prevê 60 anos de idade para homens e 55 anos para mulheres – o que não foi alterado pela Reforma.
Quem já cumpre com os requisitos básicos passa pela chamada regra de transição. Nela, o período de contribuição deve ser de, no mínimo, 15 anos, para ambos os casos. Para mulheres, a idade mínima é de 60 anos, enquanto para a população masculina permanece 65 anos.
Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?
Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS
Conteúdo original Thomas Advocacia
-
Sem categoria2 dias ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
MEI1 dia ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Simples Nacional6 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Receita Federal3 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Contabilidade2 dias ago
Receita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária
-
Fique Sabendo6 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia6 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Contabilidade2 dias ago
Contabilidade digital e Big Data: a união que permite uma atuação preditiva e estratégica no setor de tecnologia