Bolsonaro
Decreto Presidencial: Facilita entrada de instituições financeiras no Brasil
Para especialista e professor do Insper, medida torna mercado bancário mais competitivo e dinâmico
Por meio do Decreto nº 10.029, de 29 de setembro de 2019, a Presidência da República determinou que o Banco Central do Brasil poderá reconhecer como de interesse do governo brasileiro a instalação, no País, de novas agências de instituições financeiras domiciliadas no exterior e o aumento do percentual de participação, no capital de instituições financeiras com sede no País, de pessoas físicas ou jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior.
Até a edição do referido decreto, o reconhecimento de interesse do Governo Brasileiro ocorria mediante edição de decretos presidenciais aplicáveis a pleitos de ingresso específicos.
O novo decreto, dessa forma, traz novidades para o investidor estrangeiro, na medida em que desburocratiza o acesso ao capital social de instituições financeiras e o equipara aos investidores domésticos.

Para que o Banco Central do Brasil possa emitir tal reconhecimento, deverá observar os requisitos previstos em regulamentação editada pelo Conselho Monetário Nacional, adotando, quando cabível, as mesmas condições aplicáveis às pessoas físicas e jurídicas brasileiras.
“Na prática, o que o referido decreto faz é permitir que órgão técnico – no caso, o Banco Central do Brasil – possa, no lugar da própria Presidência da República, e com base em critérios objetivos, permitir a abertura, no Brasil, de agências de bancos estrangeiros no Brasil, bem como facilitar o aumento de participações societárias, por estrangeiros, de bancos sediados em território nacional”, destaca o especialista em Direito Empresarial e contratos internacionais, professor do Insper e sócio da Godke Advogados, Marcelo Godke .
Godke destaca que o referido reconhecimento, quando feito pela Presidência da República, é demorado e raramente embasado em critérios subjetivos. Agora poderá ser feito mais rapidamente com fulcro em critérios objetivos. Ainda de acordo com o advogado, com tal facilitação, o mercado bancário poderá tornar-se mais dinâmico e mais competitivo.
-
Fique Sabendo4 dias agoGolpes, cartões clonados, compras falsas: como se proteger de ameaças digitais na Black Friday
-
Reforma Tributária4 dias agoReforma Tributária: 4 ações para PMEs tomarem antes de 2026
-
Economia4 dias agoCarteira de crédito deve crescer 1% em outubro e acumulado anual segue em 10,1%
-
Reforma Tributária4 dias agoA NFS-e nacional sai da teoria e começa a aparecer na sua rotina
-
Geral4 dias agoPesquisa mostra que brasileiros preferem usar Inteligência Artificial na hora de comprar online
-
Fique Sabendo4 dias agoPIS/Pasep 2026: Governo já revelou valores e calendário? Confira!
-
Simples Nacional4 dias agoMicro e pequenas empresas disparam e geram 74% dos empregos em setembro
-
CLT4 dias agoO pagamento da 2ª parcela do 13° salário pode ser antecipado?

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.