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Empregado domestico veja como solicitar seguro desemprego pela internet
O seguro-desemprego é uma assistência financeira temporária assegurada aos empregados domésticos, em virtude de dispensa sem justa causa pelo empregador.
A rede de atendimento do Ministério da Economia, através das Superintendências Regionais do Trabalho e a rede de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE), recepcionam os requerimentos dos trabalhadores e, caso o solicitante atenda os requisitos necessários, serão emitidas as parcelas do benefício.
Como Solicitar – Preenchimento do Formulário
Será exibido ao trabalhador um formulário (conforme abaixo), onde deverão ser preenchidos dados de identificação do trabalhador, dados de identificação do vínculo e anexados (upload) os documentos exigidos em Lei, para habilitação do benefício do seguro-desemprego do empregado doméstico.
Clique aqui para ter acesso (com login e senha) à página de solicitação pela Internet.
Documentos a Apresentar
O solicitante deve comprovar a dispensa sem justa causa e apresentar:
- Cópia da Carteira de Trabalho;
- Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho;
- RG;
- Sentença Judicial (se houver);
- Comprovante de Residência (opcional).
Tempo de Duração do Requerimento
O requerimento é feito de forma imediata, desde que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos e os documentos solicitados sejam juntados através dos “Anexos” da parte final do formulário demonstrado acima.
Análise do Requerimento
As informações recebidas dos trabalhadores serão incluídas na base de dados do Portal Mais Emprego e analisadas para verificar se o solicitante atende aos requisitos necessários para recebimento do benefício.
Resposta do Requerimento
Após análise do requerimento, o solicitante será informado sobre o deferimento ou indeferimento da solicitação. Em caso de deferimento, serão emitidas as parcelas do benefício. Em caso de indeferimento, o sistema apresentará uma notificação informando o motivo pelo qual o seu benefício não foi concedido.
Como Acompanhar o Pedido
O empregado doméstico poderá acompanhar o pedido através dos seguintes canais:
- Internet: clicando aqui
- Telefone: 158
Fonte: SEPRT – 04/05/2020 – Adaptado pelo Guia Trabalhista.
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