Destaques
Empréstimo com garantia do FGTS: como funciona
Já ouviu falar no empréstimo com garantia do FGTS? Esta modalidade de crédito estará disponível em 2017, mas já há quem se interesse pela possibilidade. É, contudo, muito importante antes de tudo saber como ela funciona e comparar com outras modalidades de crédito disponíveis no mercado.
Empréstimo com garantia do FGTS
O empréstimo que usa o FGTS como garantia nada mais é do que um tipo de consignado que será ofertado pela Caixa Econômica Federal a trabalhadores com carteira assinada. Ele terá prazo máximo de 48 parcelas e as taxas de juros não serão superiores a 3,5% ao mês.
A decisão foi anunciada ontem, 06 de dezembro, pelo Conselho Curador do FGTS, órgão colegiado que tem representantes dos empregados, trabalhadores e governo, e que é responsável por aprovar diretrizes a respeito do Fundo de Garantia.
Contudo, mesmo que o empréstimo com garantia do FGTS tenha sido aprovado e a Caixa tenha 90 dias para regulamentar o uso do recurso, a operação ainda tem resistência de parte dos representantes dos trabalhadores e também de empregados.
O que precisa ser considerado
A proposta permite que quando o trabalhador pedir um empréstimo com garantia do FGTS, ele possa usar até 10% do seu Fundo como garantia e até 100% da multa rescisória que é paga pelo empregador em caso de demissão sem justa causa.
O setor da construção teme que estes recursos do FGTS deixem de existir em decorrência dos empréstimos e que isso diminua a capacidade do trabalhador de comprar um imóvel ou construir.
Além disso, existe um receio por parte dos empresários de que os trabalhadores “comecem a forçar a demissão” para conseguirem usar a multa rescisória para quitar o empréstimo.
O fato é que o trabalhador que tem interesse no empréstimo com garantia de FGTS deve, assim como em qualquer tipo de crédito, fazer as contas e conhecer sua capacidade de pagamento. Vale observar ainda que os juros, quando acumulados, podem tornar a dívida mais elevada.
Existem formas de empréstimo que não exigem garantia e que também podem ofertar boas taxas. No caso do empréstimo pessoal, por exemplo, o trabalhador consegue tomar crédito fazendo o pedido online. É muito rápido e fácil. Em poucos dias o dinheiro entra em sua conta após a contratação.
-
Reforma Tributária5 dias agoCBS e IBS: Receita Federal e Comitê Gestor publicam orientações para 1º de janeiro de 2026
-
CLT5 dias agoEstabilidade: situações que impedem a demissão do funcionário
-
CLT4 dias agoFérias coletivas e recesso do trabalho: quais as diferenças?
-
Fique Sabendo5 dias agoRG antigo vai perder a validade? Até quando é possível o seu uso?
-
Economia4 dias agoCongresso aprova LDO 2026 com meta de superávit de 0,25% do PIB e novas regras fiscais
-
Concursos5 dias agoConcurso MP-SP para auxiliar de promotoria tem inscrições abertas
-
Contabilidade6 dias agoAssinatura do Contador na abertura de empresas será exigência
-
Contabilidade5 dias agoAjustes fiscais: Receita Federal altera regras de baixa de créditos e o JCP

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.