Connect with us

Economia

Energia e passagens aéreas pressionam inflação; veja o que pesou mais no bolso

Autor: Mariana Freitas

Publicado em

inflação / imagem: Freepik

O peso da conta de luz voltou a incomodar o bolso dos brasileiros em julho. A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), avançou 0,36% no mês, após registrar 0,26% em junho, segundo dados do IBGE.

O aumento foi pressionado principalmente pela bandeira vermelha nas tarifas de energia elétrica e aos reajustes aplicado em cinco capitais, além do aumento no preços das passagens aéreas.

Inflação acumulada

Com isso, o IPCA-15 acumula alta de 5,3% nos últimos 12 meses, ultrapassando a meta central do governo. Em julho do ano passado (2024), a prévia da inflação havia sido de 0,30%.

Energia segue pesando

A energia elétrica residencial avançou 3,01%, impulsionada pela bandeira tarifária vermelha patamar 1, que adicionou R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Essa cobrança extra, foi iniciada em junho e mantida em julho devido à necessidade de acionar as termelétricas, por conta da redução no nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Além da bandeira vermelha, reajustes nas contas de luz em capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro reforçaram a pressão sobre o orçamento das famílias.

Preço dos alimentos

No caso dos alimentos e bebidas, foi registrado uma queda de 0,06% em julho, após recuar 0,02% em junho. Itens como batata-inglesa (-10,48%), cebola (-9,08%) e arroz (-2,69%) lideraram as reduções. Mas, ainda assim, no acumulado de 12 meses, os alimentos sobem 7,36%.

Aumento nas passagens aéreas

O grupo de transportes, avançou 0,67% puxado pela alta expressiva das passagens aéreas (19,86%) e dos serviços de aplicativos de transporte (14,55%). Por outro lado, os combustíveis sofreram uma queda de 0,57%.

Por que a prévia é importante?

O IPCA-15 é considerado um termômetro da inflação oficial, antecipando as tendências que serão confirmadas pelo IPCA cheio, previsto para 12 de agosto.

Leia também:

Curso de Recuperação do Simples Nacional:

Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional

Há 2 anos faz parte da equipe de Redação e Marketing do Jornal Contábil, colaborando com a criação de conteúdo, estratégias de engajamento e apoio no fortalecimento da presença digital do portal.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil