Economia
Energia e passagens aéreas pressionam inflação; veja o que pesou mais no bolso
O peso da conta de luz voltou a incomodar o bolso dos brasileiros em julho. A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), avançou 0,36% no mês, após registrar 0,26% em junho, segundo dados do IBGE.
O aumento foi pressionado principalmente pela bandeira vermelha nas tarifas de energia elétrica e aos reajustes aplicado em cinco capitais, além do aumento no preços das passagens aéreas.
Inflação acumulada
Com isso, o IPCA-15 acumula alta de 5,3% nos últimos 12 meses, ultrapassando a meta central do governo. Em julho do ano passado (2024), a prévia da inflação havia sido de 0,30%.
Energia segue pesando
A energia elétrica residencial avançou 3,01%, impulsionada pela bandeira tarifária vermelha patamar 1, que adicionou R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. Essa cobrança extra, foi iniciada em junho e mantida em julho devido à necessidade de acionar as termelétricas, por conta da redução no nível dos reservatórios das hidrelétricas.
Além da bandeira vermelha, reajustes nas contas de luz em capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro reforçaram a pressão sobre o orçamento das famílias.
Preço dos alimentos
No caso dos alimentos e bebidas, foi registrado uma queda de 0,06% em julho, após recuar 0,02% em junho. Itens como batata-inglesa (-10,48%), cebola (-9,08%) e arroz (-2,69%) lideraram as reduções. Mas, ainda assim, no acumulado de 12 meses, os alimentos sobem 7,36%.
Aumento nas passagens aéreas
O grupo de transportes, avançou 0,67% puxado pela alta expressiva das passagens aéreas (19,86%) e dos serviços de aplicativos de transporte (14,55%). Por outro lado, os combustíveis sofreram uma queda de 0,57%.
Por que a prévia é importante?
O IPCA-15 é considerado um termômetro da inflação oficial, antecipando as tendências que serão confirmadas pelo IPCA cheio, previsto para 12 de agosto.
Leia também:
- MEI: contratar plano de saúde PME reduz custos e amplia cobertura
- Classificação fiscal: o que é e o que muda com Reforma Tributária
- 13º salário: veja o valor da multa para quem atrasou a 1ª parcela
- Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance
- Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro
Curso de Recuperação do Simples Nacional:
Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoQuando vai cair o quinto dia útil de dezembro de 2025?
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.