Connect with us

Chamadas

eSocial: Como fazer a transmissão para Matriz e Filiais

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

Muitas empresas com filiais contam com escritórios de contabilidade ou até mesmo setores de departamento pessoal próprios, gerando assim as informações de folha de pagamento separadamente por unidade. É importante que nessas situações, as empresas tenham cuidado para que no envio da transmissão seja respeitada a sequência lógica dos eventos.

Filiais sem funcionários

O cadastramento somente será obrigatório, nos casos em que a empresa deva prestar informações a qualquer dos entes relativas a essa filial, por exemplo, quando houver empregados ou prestadores de serviço a ela vinculados.

Certificado Digital

Para os empregadores pessoas jurídicas, os eventos poderão ser gerados por qualquer estabelecimento da empresa ou seu procurador, mas o certificado digital assinante destes deverá pertencer a matriz ou ao representante legal desta ou ao procurador/substabelecido, outorgado por meio de procuração eletrônica.

Nas situações em que um escritório contábil faz a folha de pagamento apenas de uma filial de um determinado cliente e as outras filiais têm suas folhas de pagamento elaboradas por outros escritórios, podem ser enviados os eventos de remuneração (S-1200) apenas dos trabalhadores de determinada unidade do empregador.

Fechamento da Folha

O fechamento da folha (S-1299) só ocorrerá após terem sido prestadas as informações de todos os trabalhadores. Assim, o responsável por enviar o fechamento da folha deve se certificar de que toda a informação já foi prestada, sendo ele a matriz da empresa ou um procurador com procuração eletrônica.

Via Alterdata

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil