Fique Sabendo
FGTS: novas regras para o saque-aniversário já estão valendo
Diretrizes mais rígidas limitam antecipação de parcelas com o objetivo de proteger o trabalhador e a sustentabilidade do FGTS
Novas diretrizes para o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) passaram a valer no último sábado. As mudanças impõem regras mais rígidas para a antecipação e empréstimos baseados no saldo futuro do trabalhador.
As alterações recentes restringem a flexibilidade na antecipação dos recursos do FGTS. Agora, foram estabelecidos limites claros para a quantidade de parcelas antecipadas, os valores de cada uma e a frequência das operações, afetando quem contrata ou já utiliza a modalidade.
Principais limites e regras
Veja a seguir as alterações que estão vigorando.
- Parcelas Antecipáveis: No primeiro ano de vigência das novas regras, é possível antecipar até cinco parcelas, com valores entre R$ 100 e R$ 500 cada. A partir de 2026, esse limite cai para três parcelas no mesmo intervalo de valores.
- Frequência: Somente uma antecipação é permitida por ano.
- Carência: Há uma carência obrigatória de 90 dias após a adesão ao saque-aniversário para solicitar o empréstimo de antecipação.
- Demissão: Em caso de demissão sem justa causa, o saldo do FGTS segue bloqueado para saque, mantendo-se apenas o direito à multa de 40% sobre o valor.
Leia também:
- Erros mais comuns no fechamento de fim de ano que contadores devem evitar
- IA automatiza classificação de cClassTrib para a Reforma Tributária
- Quais as principais obrigações de fim de ano do RH?
- MPEs: PL propõe nova chance de aderir a Programa de Renegociação
- FGTS: novas regras para o saque-aniversário já estão valendo
Motivação das mudanças
O principal objetivo das novas diretrizes, segundo as autoridades, é proteger os trabalhadores em momentos de desemprego e garantir a sustentabilidade do FGTS como fonte de financiamento para habitação popular e infraestrutura.
As alterações visam evitar o endividamento excessivo dos trabalhadores e corrigir situações consideradas de vulnerabilidade social.
Adaptação às novas normas
Para se adaptar às novas regras, é fundamental que o trabalhador acompanhe seu saldo e as opções disponíveis por meio do aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal.
Manter-se informado pelas plataformas oficiais e, se necessário, consultar um especialista em finanças são as melhores estratégias para gerir o uso do FGTS de forma consciente diante das restrições impostas.
Curso e-Simples:
Curso de Recuperação do Simples Nacional.
Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias!
Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional
-
INSS6 dias ago14º salário do INSS: decisão final sobre o pagamento em 2025
-
Contabilidade5 dias agoeSocial 2026 e suas novas regras: o que o contador PRECISA fazer agora!
-
INSS6 dias agoNovas regras do BPC: biometria será obrigatória em novembro
-
Contabilidade5 dias agoChatGPT Atlas: o novo navegador inteligente que pode transformar o trabalho dos contadores
-
Sem categoria6 dias agoINSS: Quais os benefícios para quem sofre de transtornos mentais?
-
Contabilidade6 dias agoFIPECAFI alerta para as competências cruciais para contadores em 2026: interpretação de dados, comunicação executiva e finanças corporativas
-
Contabilidade2 dias agoFraude no Agronegócio: Como Empresas em Recuperação Judicial Ainda Conseguem Crédito e Enganam o Sistema Financeiro
-
Reforma Tributária6 dias agoREFORMA TRIBUTÁRIA: USE O BPO FINANCEIRO PARA GARANTIR COMPLIANCE E VANTAGEM COMPETITIVA

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.