Destaque
Imposto de Renda 2025: aprenda como se preparar
O envio do Imposto de Renda (IR) de 2025 deve começar no início de março e terminar no último dia do mês de maio, assim como aconteceu nos anos anteriores. Portanto, se organizar com antecedência é importante para realizar o envio já no começo.
Existem muitas vantagens em transmitir a sua declaração nos primeiros dias de obrigação do IR, portanto, vamos dar algumas dicas para que você se prepare para enviar a sua declaração.
As regras para este ano ainda vão ser divulgadas pela Receita Federal nos próximos meses, portanto, basta aguardar e começar a sua preparação.
Documento importantes para o Imposto de Renda 2025
Junte os comprovantes de pagamentos: separe todos os seus comprovantes como gastos com planos de saúde, com escola, faculdade e outros gastos restituíveis ou despesas que precisam ser declaradas, como aluguel. Para declarar seus gastos é importante ter o valor que foi pago e o CNPJ da instituição (ou CPF, no caso de pessoa física).
Informe de rendimentos: os empregadores têm até o último dia útil do mês de fevereiro para enviar os comprovantes de rendimentos, portanto, reúna comprovantes de todas as suas rendas, se você teve mais de uma no ano passado.
Informe de Rendimentos de bancos e corretoras: bancos e corretoras também precisam disponibilizar aos funcionários e clientes o informe de rendimentos e aplicações financeiras referentes a 2024 até o final de fevereiro.
Reúna os documentos de todos seus dependentes: reúna toda a documentação dos seus dependentes, como: CPF, RG e notas fiscais de escola, gastos médicos e outras despesas restituíveis.
Leia também:
- PIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
- Alerta Fiscal ICMS/SP: código “cBenef” será obrigatório em Nota Fiscal a partir de abril
- Trabalho temporário: conheça as regras para as empresas e os direitos do trabalhador
- Reabilitação profissional do INSS: como fazer, benefícios e recursos
- Consultoria de investimentos: o que é e por que é importante
Preparação
Verifique tudo: antes de enviar o seu IR, verifique se os seus dependentes estão inclusos em outra declaração (para evitar a Malha Fina). Confira todos seus documentos e, mesmo que você utilize a declaração pré-preenchida, verifique as informações.
Suba o nível da sua Conta gov.br: se 2025 é o seu primeiro ano enviando o Imposto de Renda, existe a possibilidade de você não ter a sua conta atualizada, baixe o aplicativo gov.br e siga as instruções para subir sua conta para nível ouro ou prata.
Esteja pronto para enviar nos primeiro dias: se você enviar a sua declaração nos primeiros dias, terá mais tempo para retificar em caso de erros, e, se você tiver direito a restituição, receberá primeiro do que os outros contribuintes.
Lembrando, recomendamos que você verifique todas as regras da Receita Federal para este ano e confira todas as atualizações para o Imposto de Renda de 2025, assim que forem publicadas.
-
Sem categoria1 dia ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
MEI1 dia ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Simples Nacional6 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Contabilidade1 dia ago
Receita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária
-
Fique Sabendo5 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Contabilidade1 dia ago
Contabilidade digital e Big Data: a união que permite uma atuação preditiva e estratégica no setor de tecnologia