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INSS: 60% dos pedidos de Auxílio Doença são negados

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

auxílio doença é um recurso tremendamente importante para quem sofreu algum mal e está temporariamente impossibilitado para continuar trabalhando. De acordo com os últimos dados divulgados pelo órgão, cerca de 60% dos pedidos são negados.

É óbvio que o número de indeferimentos é exagerado. Pois, não seria possível acreditar que mais  da metade dos segurados que pedem auxílio doença estão simulando uma doença inexistente.

Vale lembrar que não é exigida dos peritos do INSS uma especialização em relação à doença que estarão analisando. Também se verifica que a sobrecarga sobre os médicos é muito grande. Por isso, as regras internas do INSS não permitem que se reconheça a incapacidade de trabalho a todos os que comprovam tal situação. Já que,  isso traria um considerável “desequilíbrio financeiro” ao INSS.

Por outro lado, há inúmeros elementos que causam o imenso número de perícias negadas. Tais como: falta de exames médicos adequados levados pelos segurados; Atestados médicos sem os requisitos mínimos como a CID da doença.; Ou a data de afastamento do trabalho, entre outros detalhes.

Qual é o melhor caminho para conseguir o auxílio doença?

Buscar orientação de um advogado especializado que indique exatamente quais são os documentos necessários. Bem como, os exames médicos exigidos para cada caso é o melhor caminho para que seja buscada a efetivação do seu auxílio doença. Na maioria das vezes acaba sendo mais vantajoso financeiramente do que fazer um exame errado, pegar o atestado incompleto e acabar perdendo o direito.

Vale ressaltar que na Justiça Federal os peritos são nomeados de acordo com a especialidade médica. Sendo que o laudo médico feito a partir da perícia judicial é muito mais detalhado e é permitida a complementação de documentação caso seja necessário.

Eduardo Koetz


Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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