Chamadas
INSS: regra do empréstimo consignado mudará em 2022
O empréstimo consignado teve um aumento temporário na sua margem, subindo de 30% para 40% até 31 de dezembro deste ano. Porém, em 2022 o limite da margem consignável vai voltar a ser de 35% do valor do benefício.
De acordo com a atual regra, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão continuar podendo ter até 9 empréstimos pessoais consignados, no entanto, não será possível ultrapassar o limite de 40% do valor do benefício. Antes o aposentado só podia ter até 6 empréstimos contratados.
Houve uma outra alteração, antes o segurado podia parcelar o seu crédito em consignado em até 72 meses (6 anos). Atualmente é permitido parcelar em até 84 vezes (7 anos).
Carência
A regra que está valendo até dezembro, reduziu o tempo de carência de 90 dias para 30 dias. também será possível o trabalhador pedir a suspensão das parcelas dos novos contratos por até quatro meses.
Já a partir de janeiro do ano que vem, a suspensão dos novos contratos não será mais obrigatória, neste caso, é bom ficar atento, se a financeira oferecer a possibilidade de suspensão, preste atenção no prazo adicional que poderá influenciar nas taxas de serviços ou na taxa de juros aplicadas.
Novas regras a partir do ano que vem
A partir de 1° de janeiro de 2022 o limite do crédito consignado voltará para 30%. Atualmente ele está em 40% graças a Medida Provisória 1006/20 reeditada esse ano.
Sendo assim, a partir de janeiro o limite do consignado terá a seguinte regra:
30% destinado para realizar o empréstimo
5% destinado para o uso do cartão
O empréstimo consignado é descontado diretamente no contracheque, holerite ou benefício do INSS. Esse tipo de crédito é mais usado por funcionários públicos, aposentados e pensionistas.
O consignado é considerado uma modalidade bastante segura pelas instituições financeiras. Isso porque, não existe uma possibilidade de calote, já que as parcelas são descontadas diretamente do salário ou benefício do INSS.
Esse tipo de empréstimo permite um prazo para quitação, que pode variar de 6 a 72 meses, a depender do valor contratado.
Taxas de juros
A taxa de juros varia de acordo com o contratante:
os servidores públicos vão ter uma taxa média de 1,4% ao mês
os beneficiários do INSS vão ter uma taxa média de 1,7% ao mês
os trabalhadores da iniciativa privada vão ter uma taxa média de juros de 2,3% ao mês.
Os juros nesta categoria são os mais baixos em relação a outras modalidades de financiamentos, com exceção do crédito imobiliário.
Cartão de crédito consignado
O cartão de crédito consignado funciona da mesma forma que os outros cartões, ou seja, é possível fazer compras no comércio, saques ou pagar serviços. A única diferença é que a fatura é descontada diretamente da folha de pagamento ou conta bancária de quem contrata o produto.
-
Sem categoria1 dia ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
MEI1 dia ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Simples Nacional5 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Contabilidade1 dia ago
Receita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária
-
Fique Sabendo5 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Contabilidade1 dia ago
Contabilidade digital e Big Data: a união que permite uma atuação preditiva e estratégica no setor de tecnologia