Sem categoria
Justiça Federal em São Paulo Proíbe WhatsApp de Compartilhar Dados de Usuários Brasileiros com Empresas do Grupo Meta
A Justiça Federal em São Paulo determinou que o aplicativo de mensagens WhatsApp não pode compartilhar os dados dos usuários brasileiros com outras empresas do Grupo Meta para finalidades próprias, como a veiculação de anúncios personalizados de terceiros. Essa decisão foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Ministério Público Federal (MPF).
De acordo com a liminar, o WhatsApp deve alinhar suas regras de tratamento de dados no Brasil com as da União Europeia. Além disso, a plataforma tem 90 dias para implementar funcionalidades que permitam aos usuários, entre outras opções, revogar a adesão à política de privacidade introduzida em 2021.
Em resposta, um porta-voz do WhatsApp afirmou ao Estadão que “a atualização da Política de Privacidade em 2021 não ampliou a capacidade do WhatsApp de compartilhar dados com a Meta e não alterou a forma como milhões de pessoas se comunicam privadamente com amigos e familiares”. O representante ainda destacou que a empresa discorda da decisão e tomará medidas legais para evitar impactos negativos nos usuários e empresas que utilizam o aplicativo diariamente.
A liminar também exige que o WhatsApp forneça informações claras sobre os dados dos usuários que estão sendo utilizados e ofereça uma configuração que permita ao usuário controlar quais informações deseja tornar acessíveis na plataforma.
O caso teve início em 16 de julho, quando o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) e o Ministério Público Federal (MPF) entraram com uma ação judicial contra a Meta, pedindo uma indenização de até R$ 1,7 bilhão por supostas violações de privacidade.
Camila Leite Contri, coordenadora do Programa de Telecomunicações e Direitos Digitais do Idec, comentou a decisão, afirmando que ela confirma a legitimidade do Idec e do MPF como autores da causa, considerando a experiência das instituições na defesa de direitos coletivos.
-
CLT6 dias agoIntervalos de descanso: o que a CLT diz e o que as empresas devem saber
-
Geral6 dias agoHeymondo: a seguradora digital que está mudando a forma de viajar dos brasileiros
-
Economia6 dias agoCâmara aprova linha de crédito para exportadores afetados por tarifas dos EUA
-
Sem categoria6 dias agoCorpus Christi passa a ser feriado estadual no Rio de Janeiro
-
INSS3 dias agoINSS dá início aos pagamentos de benefícios de outubro. Confira!
-
CLT1 dia agoQuando cai o 5° dia útil de novembro de 2025?
-
Economia2 dias agoEntenda como ficam as regras de aproveitamento de créditos de ICMS depois das alterações do Governo de São Paulo
-
Fique Sabendo2 dias agoPix no Cartão! BC prepara incluir Pix no chip dos cartões de crédito

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.