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A nova dimensão do planejamento tributário

Autor: Ricardo de Freitas

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Todo começo de ano é a mesma coisa: chega a hora de definir o melhor sistema de tributação para os próximos 12 meses. Uma decisão desde sempre estratégica, mas que assume novos contornos frente ao quadro atual do setor.

Afinal, vivemos hoje um cenário de disruptura digital, marcado pelo Big Data, pelas plataformas colaborativas, tecnologias mobile first e realidade virtual, dentre outras ferramentas de ponta.

No campo tributário, a força desses novos tempos passou a ser percebida em maior escala a partir de 2005, com o advento do Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED.

A informação que antes podia levar mais de um ano para chegar ao fisco agora é conhecida por ele antes mesmo que uma mercadoria alcance o seu destino. Preço, volume, custo, fornecedor, cliente, peso, transportadora, impostos,  enfim, tudo bem detalhado e em tempo real.

Diante de tanta transparência e agilidade, o profissional da contabilidade deve contemplar quatro pilares fundamentais ao falar com um contribuinte sobre planejamento tributário: características do produto, dos fornecedores, dos clientes e das operações fiscais.

Analisados todos esses pontos, bem como a expectativa de resultados para o negócio, resta escolher entre os regimes simplificados – Simples Nacional ou Lucro Presumido – e o regime normal, representado pelas diversas modalidades do Lucro Real.

Seja qual for a escolha é fundamental manter a contabilidade e cumprir rigorosamente as normas brasileiras da área, independentemente de porte, atividade e natureza jurídica.

Agir dessa forma é o único instrumento de gestão capaz de proteger o patrimônio da empresa e de seus sócios, além de ajudar os gestores e executivos a tomarem sempre as melhores decisões.

(*) Marcia Ruiz Alcazar é contadora, vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP e diretora comercial da Seteco Consultoria Contábil e Gestão Empresarial

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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