Chamadas
Obrigação acessória: Multas por atraso podem diminuir, entenda!
Com argumento de que multas não podem ser instrumentos de Arrecadação, o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP) criou o Projeto de Lei 55/2023 que versa sobre as multas aplicadas por descumprimento de obrigação tributária acessória.
O projeto altera o Código Tributário Nacional (CTN) para determinar que o descumprimento de obrigação tributária acessória só acarretará multa ao contribuinte se, por culpa ou dolo, afetar diretamente a arrecadação do imposto ou dificultar a fiscalização.
Acompanhe os próximos tópicos e entenda melhor o projeto que restringe multa por descumprimento de obrigação tributária acessória.
O que é uma obrigação acessória?
As obrigações acessórias são documentos solicitados pelo fisco (federal, estadual ou municipal) e ligados à quitação de tributos, como declaração de imposto, notas fiscais de venda e guias de recolhimento de tributos.
Ou seja, essas obrigações são declarações e elas devem ser obrigatoriamente enviadas em diversas situações, existem obrigações mensais, trimestrais, semestrais e anuais.
Enviar com atraso ou não enviar uma obrigação acessória pode gerar multa para o contribuinte, mas isso pode mudar.
Leia também: Valores A Receber: Quais Empresas Não Conseguem Acessar?
O projeto
Para Marco Bertaiolli, autor do projeto n° 55/23, a imposição de multa tributária para as declarações, como é previsto hoje, só seria justificado diante da ocorrência de um comportamento ilícito do infrator.
“As multas por descumprimento de obrigações acessórias não podem ser instrumentos de arrecadação pelo poder público, pelo contrário. As penalidades deveriam ter o cunho de orientar ou educar, salvo em casos de culpa ou dolo, que visam prejudicar a arrecadação de tributos”, afirma o autor do projeto.
O projeto será despachado para análise das comissões permanentes da Câmara dos Deputados.
Leia também: Saiu O Calendário Do Auxílio Gás. Confira As Datas De Pagamento
Conclusão
Enfim, caso o Projeto 55/23 de autoria do deputado Marco Bertaiolli seja aprovado, as multas por atraso nas obrigações tributárias acessórias só serão aplicadas diante da ocorrência de um comportamento ilícito do infrator.
Ou seja, o contribuinte só será multado se afetar diretamente a arrecadação do imposto ou dificultar a fiscalização, nos outros casos, a sanção será apenas educativa.
Caso o Projeto seja aprovado na Câmara dos Deputados, ele ainda seguirá para análise no Senado Federal. Acompanhe a tramitação dessa proposta para saber se ela será aprovada.
-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.