Chamadas
Papel da tecnologia nos novos rumos para a rotina do RH estratégico
O isolamento e todos os desafios que vivemos nos últimos anos foram responsáveis pela construção de um novo mercado de trabalho. Além do que muitos imaginavam, essa mudança não foi momentânea. É fato!
Novas tecnologias chegaram para aprimorar as necessidades do cenário corporativo, adaptando-o para o modelo home office e, mais atualmente, híbrido. Vivemos um desafio de engajar, reter, estruturar e, além, ouvir, a cada um dos colaboradores que fazem o dia a dia das empresas. É o que chamamos de RH 4.0.
Atrelado a isso, um dos principais impasses para o RH que faz uma gestão de pessoas à distância é justamente a aplicação de soluções e serviços que atendam às necessidades do teletrabalho. Questões como marcação de ponto, se tornaram um problema para as organizações que precisaram implementar um modelo flexível em sua rotina. Nesse sentido, essas empresas que utilizavam de práticas manuais para a realização desse controle, viram a urgência de novas soluções capazes de otimizar seus processos.
Nessas transformações, as consultorias de RH passaram a desempenhar grandes papéis na reestruturação de algumas empresas e início de uma nova era para outras, oferecendo o suporte tecnológico necessário, e sendo responsáveis por ajudar grandes companhias a crescerem e se desenvolverem em seus meios de atuação. Atualmente, o mercado conta com ferramentas que permitem transformar a experiência de trabalho ao promoverem integração de dados, com serviços personalizados de acordo com as necessidades de cada organização, como faz o Workforce Software, solução para gestão de tempo do colaborador.
Soluções como esta não beneficiam apenas os modelos de teletrabalho, mas sim o setor de RH como um todo, uma vez que oferece uma maior praticidade para a rotina de gestão de pessoas, e otimização para os processos burocráticos das organizações, que passam a ser mais práticos e assertivos. Por exemplo, as organizações industriais que trabalham com produção e operação, não conseguem se adaptar a modelos como o home office. Para empresas como essas, o uso dessas ferramentas promove uma maior agilidade para o time de gestão, ao possuírem uma ferramenta de integração capaz de gerenciar a escala dos colaboradores de forma automatizada.
Essas ferramentas atuam justamente na autonomia para gerenciar informações relacionadas a gestão de tempo com maior facilidade. O que acaba substituindo modelos tradicionais de controle e resulta em mais ganho de tempo para a equipe de gestão de pessoas, ao disponibilizar e gerenciar esses dados na nuvem.
A tecnologia está aprimorando as operações do RH e o tornando cada vez mais estratégico. É evidente que estamos em uma jornada sem volta na evolução do setor de recursos humanos dentro das empresas, com novos serviços e soluções capazes de promover produtividade e agilidade nos processos de gestão de pessoas.
Por Rafael Favaro é CMO da Intelligenza IT, a maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH.
A Intelligenza IT é uma empresa especializada em consultoria e tecnologia SAP para RH com atendimento personalizado e foco real no gerenciamento da parte mais importante de uma organização: as pessoas.
-
Sem categoria3 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Economia2 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
MEI3 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
INSS2 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
Fique Sabendo2 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
Estudo e Educação11 horas agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
MEI19 horas agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Contabilidade3 dias agoReceita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.