Chamadas
PGFN: Conheça a Portaria nº 12.072/2021
Novas leis, normas e novas Portarias surgem com a intenção de atualizar as atuais, ou para definir novos procedimentos que deverão ser seguidos em casos específicos.
Hoje nós vamos te informar sobre a nova portaria da PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional), vamos te explicar o funcionamento da Portaria PGFN de Nº 12.072/21 que foi publicada do Diário Oficial da União no dia 13 de outubro deste ano.
Leia os próximos tópicos e se informe!
Portaria PGFN de nº 12.072/21
Publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 13 de outubro, a Portaria PGFN nº 12.072/2021 fala sobre os procedimentos necessários para realizar o envio de representações de fatos que configurem infrações penais e que causem lesões à Fazenda Nacional.
As representações deverão ser encaminhadas no prazo de 60 dias, que começam a contar a partir do encerramento das diligências investigativas por parte da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, se necessárias ou da ciência dos fatos, se não houver necessidade das diligências ou se mostrar conveniente e oportuno o encaminhamento imediato.
Os elementos
A seguir iremos te apresentar os elementos que devem estar presentes na representação para que vocês tenham ciência das normas da portaria nº 12.072/21.
“A representação conterá os seguintes elementos, sem prejuízo de outros que, no caso concreto, sejam considerados pertinentes:
I – obrigatoriamente:
a) a exposição fática caracterizadora do possível ilícito;
b) os documentos considerados úteis para comprovar as irregularidades narradas ou os indícios da sua ocorrência, observada a legislação pertinente;
c) os extratos dos sistemas da dívida ativa que indiquem o montante total dos créditos que guardem relação com as infrações penais de que cuida esta portaria, com destaque para o montante exigível; e
d) a identificação dos supostos autores e partícipes, caso existente tal informação, que, de qualquer modo, tenham concorrido para as práticas ilícitas, e a sua relação com os fatos potencialmente criminosos; e
II – facultativamente, as possíveis capitulações penais dos fatos denunciados”.
Concluindo
Nosso objetivo é informar toda comunidade contábil sobre as mudanças que ocorrem nos diversos órgãos públicos ligados à contabilidade. Acompanhe todas as nossas publicações e fique sempre atualizado sobre novas leis, normas e qualquer novidade da contabilidade brasileira.
Leia a íntegra da portaria Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional nº 12.072/21, se quiser conhecer outros pontos que foram trazidos por ela. Confira a PGFN nº 12.072/21 integralmente no diário oficial da união, é só clicar aqui.
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas
semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber
no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de
empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim,
TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil
Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um
verdadeiro profissional contábil.
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoQuando vai cair o quinto dia útil de dezembro de 2025?
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.