Chamadas
Programa para agilizar fila do INSS foi prorrogado por 60 dias
Em um momento onde o tempo de espera da fila do INSS supera 30 dias, foi divulgada a prorrogação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). A medida foi publicada nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União.
O programa tem como objetivo reduzir o tempo de análise de processos administrativos de benefícios do INSS, realização de exame médico pericial e análise de documentos relativos a benefícios previdenciários.
A prorrogação será de 60 dias, prorrogando a Medida Provisória n.º 1.273, de 2024, que altera a Lei n.º 14.724, de 2023, prorrogando o prazo do PEFPS. A medida será benéfica em um momento onde a fila de espera do INSS está demorando mais de 30 dias.
O que é o PEFPS?
O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social originalmente surgiu pela Lei 14.724, de 2023, sendo uma medida perfeita para enfrentar a demora da fila do INSS, que está com tempo médio de espera de 39 dias.
Integram o PEFPS os processos administrativos cujo prazo de análise tenha superado 45 dias ou que tenham prazo judicial expirado. Também são inseridos os seguintes serviços médicos periciais.
Segundo o texto da Medida Provisória n.º 1.273, de 2024, “o programa tem como objetivo aumentar a capacidade operacional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Departamento da Perícia-Médica Federal (DPMF) para reduzir o tempo de espera dos segurados e realizar revisões de benefícios previdenciários e assistenciais”.
Leia também:
- Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela
- Novo programa da Previdência quer equilibrar finanças de estados e municípios
- Bolsa Família paga benefícios de outubro entre os dias 20 e 31; confira
- 1ª edição do Fórum Ibracon Jovem reúne especialistas e jovens profissionais para discutir o futuro da auditoria independente
- BC aponta alta de 0,4% na atividade econômica em agosto
Realmente vai reduzir a fila do INSS?
O programa visa aperfeiçoar os processos de trabalho para evitar o acúmulo de demandas junto ao INSS. O PEFPS vai priorizar alguns processos, como citamos acima, dando mais agilidade para quem está mais tempo na fila.
O programa visa a redução do tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios administrados pelo INSS.
A prorrogação assinada publicada no dia 21 de fevereiro tem validade de 60 dias, prorrogando o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social até o dia 22 de abril de 2025.
-
Contabilidade2 dias ago
CFC convoca a classe contábil para aderir ao Redam
-
Simples Nacional3 dias ago
Atualizadas as regras do Simples Nacional. Veja as mudanças!
-
Reforma Tributária2 dias ago
IOB oferece curso completo e certificado anual que atesta a capacitação do contador para a Reforma Tributária
-
Contabilidade1 dia ago
NR-1 torna obrigatória a integração entre RH e contabilidade para evitar multas
-
Negócios2 dias ago
Planejamento para 2026 – O que toda empresa precisa avaliar antes de traçar metas e estratégias
-
Receita Federal1 dia ago
Receita Federal libera leilão online com produtos abaixo do preço
-
CLT1 dia ago
Governo libera lote extra de R$ 1,5 bilhão do abono salarial PIS/Pasep
-
INSS2 dias ago
Direitos do paciente com câncer: como pedir o auxílio-doença do INSS