Chamadas
Programa para agilizar fila do INSS foi prorrogado por 60 dias
Em um momento onde o tempo de espera da fila do INSS supera 30 dias, foi divulgada a prorrogação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS). A medida foi publicada nesta sexta-feira (21) no Diário Oficial da União.
O programa tem como objetivo reduzir o tempo de análise de processos administrativos de benefícios do INSS, realização de exame médico pericial e análise de documentos relativos a benefícios previdenciários.
A prorrogação será de 60 dias, prorrogando a Medida Provisória n.º 1.273, de 2024, que altera a Lei n.º 14.724, de 2023, prorrogando o prazo do PEFPS. A medida será benéfica em um momento onde a fila de espera do INSS está demorando mais de 30 dias.
O que é o PEFPS?
O Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social originalmente surgiu pela Lei 14.724, de 2023, sendo uma medida perfeita para enfrentar a demora da fila do INSS, que está com tempo médio de espera de 39 dias.
Integram o PEFPS os processos administrativos cujo prazo de análise tenha superado 45 dias ou que tenham prazo judicial expirado. Também são inseridos os seguintes serviços médicos periciais.
Segundo o texto da Medida Provisória n.º 1.273, de 2024, “o programa tem como objetivo aumentar a capacidade operacional do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Departamento da Perícia-Médica Federal (DPMF) para reduzir o tempo de espera dos segurados e realizar revisões de benefícios previdenciários e assistenciais”.
Leia também:
- Banco Central lança portabilidade de crédito no open finance
- Agenda Tributária: confira os prazos e obrigações de dezembro
- Governo devolve tributos a pequenas empresas exportadoras
- Reparação na justiça auxilia empresas a recuperar prejuízos causados por fake news
- Descubra o passo a passo da DEFIS e evite problemas com o Simples Nacional!
Realmente vai reduzir a fila do INSS?
O programa visa aperfeiçoar os processos de trabalho para evitar o acúmulo de demandas junto ao INSS. O PEFPS vai priorizar alguns processos, como citamos acima, dando mais agilidade para quem está mais tempo na fila.
O programa visa a redução do tempo de análise de processos administrativos de reconhecimento inicial, manutenção, revisão, recurso, monitoramento operacional de benefícios e avaliação social de benefícios administrados pelo INSS.
A prorrogação assinada publicada no dia 21 de fevereiro tem validade de 60 dias, prorrogando o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social até o dia 22 de abril de 2025.

-
Reforma Tributária6 dias agoReforma Tributária: Locadores Precisarão Emitir Nota Fiscal Eletrônica para Aluguéis
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.