Chamadas
Quais os direitos e deveres do empregador na rotina do trabalho?
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) é um conjunto de leis trabalhistas que visam estabelecer direitos e obrigações mínimas nas relações de trabalho. Empregador e empregado têm seus direitos e deveres assegurados por lei.
Proporcionar boas condições de trabalho não beneficiam somente o colaborador, pois essa prática tende a criar um ambiente respeitador, fazendo com que o profissional também cumpra os seus deveres com a empresa.
Existem muitas dúvidas a respeito do que o empregador pode ou não pode cobrar de seus colaboradores. Nesta leitura de hoje vamos falar um pouco sobre alguns direitos de quem oferece o emprego. Vamos lá.
Quais os direitos do dia-a-dia do empregador?
É importante deixar claro que a empresa pode exigir assiduidade ao empregado e desempenhar suas tarefas conforme suas instruções e também de acordo com o contrato de trabalho.
Além de questões referentes ao exercício da função, o empregador pode cobrar de seus funcionários, questões como comportamento às normas. É possível estipular normas de comportamento na empresa, sem ultrapassar os limites da lei, mas, que determinam o código de conduta a ser seguido na empresa.
O patrão pode, por exemplo, limitar o uso do celular durante o horário de trabalho. Avaliar posturas, linguajar, conversas e condutas. O que não pode é proibir o uso de banheiros pelos empregados no horário de trabalho ou relacionamento amoroso entre funcionários.
Outra questão importante diz respeito à vestimenta no local de trabalho. Afinal, também faz parte dos direitos do empregador criar um código de vestimenta aos seus funcionários, claro, desde que os funcionários sejam informados e fiquem cientes das normas estabelecidas.
Essas normas são passadas, geralmente, no processo de admissão, e devem ser claras e muito bem definidas.
Saiba também que é direito de quem emprega aplicar punições aos colaboradores que descumprirem as regras gerais ou de ordens diretas do empregador. Para isso ele pode dar advertência verbal ou por escrito, além de suspensão ou demissão por justa causa.
O empregador não pode demitir funcionário alegando justa causa quando a conduta praticada merece apenas uma advertência ou suspensão.
Os direitos e deveres do empregador estão intimamente relacionados ao que diz a legislação trabalhista. Para garantir a segurança tanto da empresa quanto do colaborador, é fundamental ter conhecimento e seguir todos os aspectos legais envolvidos nessa relação.
Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com o Departamento Pessoal?
Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?
Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.
Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.
-
Sem categoria1 dia ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
MEI1 dia ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Simples Nacional5 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Receita Federal2 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Fique Sabendo5 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Contabilidade1 dia ago
Receita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária
-
Economia5 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
INSS6 dias ago
Comunicado Saiu: 13º salário INSS 2025 com pagamento antecipado e liberação de 14ª parcela