Fique Sabendo
Quem vai ter direito a prorrogação do seguro-desemprego?
As pessoas que perderam o trabalho durante a pandemia do novo coronavírus poderá ter o direito de receber até sete parcelas do seguro-desemprego. Na verdade, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) estuda a possibilidade de ampliar o pagamento do benefício em mais duas parcelas para quem for demitido sem justa causa nesse período.
A medida foi criada pelos integrantes do Codefat, que se baseia na emenda constitucional 106 de 2020, que criou o orçamento de guerra. Conforme informou o conselheiro Sérgio Luiz Leite.
“O orçamento de guerra deixa claro que não precisam ser observados limites de criação e expansão de despesas, desde que a medida tenha os efeitos limitados ao período de calamidade”, afirmou o conselheiro.

Quem tem direito a ampliação do seguro?
Quando é demitido sem justa causa, o trabalhador recebe três ou cinco parcelas do seguro-desemprego (levando em conta o tempo trabalhado) e de quantas vezes o pedido foi feito. Entretanto, o funcionário que for demitido sem justa causa entre 20 de março e 31 dezembro de 2020 terá direito a mais duas parcelas do auxílio.
Caso a proposta seja aprovada, quem for dispensado nesse período terá de cinco a sete parcelas do seguro-desemprego. A mudança contemplará cerca de 6 milhões de pessoas, e terá um impacto de R$ 16,1 bilhões nas contas públicas.
É uma forma de minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. Evitando que os trabalhadores fiquem desamparados durante o período de crise.
Edição por Jorge Roberto Wrrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil
-
Sem categoria3 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Economia2 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
INSS2 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
Fique Sabendo2 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
MEI3 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Estudo e Educação16 horas agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
MEI23 horas agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Fique Sabendo17 horas agoComo o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.