Sem categoria
Saiba o que muda com a ISO da Inovação e como obter a certificação
A ISO 56001, que estabelece normas claras para a gestão de processos de inovação, publicada na terça-feira (10/09), traz um diferencial para as empresas que forem certificadas. O selo reforçará a reputação das organizações como líderes dos setores em que atuam e garantirá vantagens competitivas, atraindo clientes, investimentos e parcerias estratégicas. Além disso, a ISO 56001, diz Rodrigo Miranda, CEO da G.A.C. Brasil, consultoria em inovação e desempenho, assegurará que os processos de inovação sejam constantemente avaliados, permitindo que as organizações alcancem resultados mensuráveis.
“As empresas devem buscar a certificação ISO 56001 porque ela não apenas valida seus processos de inovação, mas também demonstra para o mercado, clientes e parceiros que a organização adere aos mais altos padrões internacionais. Em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo, essa certificação pode ser um diferenciador crucial, facilitando o acesso a novos mercados e aumentando a confiança dos clientes em produtos e serviços inovadores”, diz Miranda.
Saiba como conseguir a certificação
Para obter a certificação ISO 56001, Miranda explica que as empresas devem demonstrar que possuem um Sistema de Gestão da Inovação (SGI) que atenda a todos os requisitos da norma, como ter políticas claras de inovação, alocação de recursos suficientes, lideranças comprometidas e capacidade de adaptação de práticas de inovação a mudanças no ambiente externo.
O CEO da G.A.C Brasil também esclarece que o tempo para conseguir a certificação pode variar, dependendo da estrutura de cada organização. “Esse prazo depende da maturidade dos processos de inovação da empresa e do grau de conformidade inicial com os requisitos da ISO 56001. Geralmente, a preparação para a certificação leva cerca de seis meses, incluindo o tempo necessário para ajustar processos, treinar equipes e passar pela auditoria externa”.
A G.A.C. Brasil oferece, com plataforma e metodologia exclusivas, um diagnóstico do estágio de inovação de cada empresa, mostrando o grau de adequação à ISO 56000 e como esta norma internacional por impulsionar os resultados de inovação das empresas.
Conheça as principais dificuldades para obter o selo
Segundo Rodrigo um dos entraves que as empresas podem enfrentar ao buscar a certificação é a necessidade de uma mudança cultural e organizacional significativa. “O processo de implementação vai demandar que as empresas alinhem seus processos, práticas de gestão e cultura organizacional com os princípios de gestão da inovação, o que pode ser desafiador em ambientes onde a inovação não é vista como parte central da estratégia de negócios”, finaliza.
-
Sem categoria2 dias ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
MEI2 dias ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Simples Nacional6 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Receita Federal3 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Contabilidade2 dias ago
Receita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária
-
Fique Sabendo6 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia6 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Contabilidade2 dias ago
Contabilidade digital e Big Data: a união que permite uma atuação preditiva e estratégica no setor de tecnologia