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Santuário Nacional de Aparecida investe em tecnologia para a segurança dos devotos
O Santuário Nacional de Aparecida recebe cerca de 12 milhões de devotos todos os anos para visitar a imagem da padroeira do Brasil. O maior templo mariano do mundo, com cerca de 1,3 milhão de m², conta com um projeto que integra a tecnologia das imagens em alta definição das câmeras da AXIS Communications em uma única plataforma da Milestone Systems, que trouxe o VMS XProtect Corporate.
O projeto de videomonitoramento começou em 2012 para o Hotel Rainha do Brasil, que fica a 700 metros do Santuário Nacional. A partir do ano seguinte, foi ampliado e se estendeu para a Basílica e, na sequência, para todo o local. Hoje, o Memorial da Devoção à Nossa Senhora Aparecida e o Caminho do Rosário, além do próprio circuito de visitação à cúpula da Basílica, também contam com o apoio das imagens.
“Com a ampliação do número de câmeras, foi necessário rever o projeto e a opção da diretoria do Santuário, orientada pelo integrador, foi buscar uma plataforma única capaz de integrar a gestão de imagens das 399 câmeras (do Rainha Hotéis e das dependências do santuário) ao Centro de Controle que temos aqui”, explica a Gerente de TI do santuário, Luisa Vieira.
Para unificar o sistema e melhorar o fluxo de informações enviadas à central de monitoramento, o integrador do projeto, SilliS – Security Intelligence, sugeriu implementar uma plataforma mais robusta. Em consenso foi escolhido o X-Protect Corporate, da Milestone Systems. Em termos práticos, com a nova plataforma foi possível utilizar funções que melhoraram muito a rotina do videomonitoramento no santuário, além da economia de banda larga do sistema – que é integrado ao datacenter local através de uma conexão por fibra óptica.
Câmeras multiuso: da Basílica à rede de TV
Além das diversas funcionalidades para garantir a segurança dos visitantes, as câmeras são utilizadas para realizar o streaming ao vivo pela Internet das missas para a programação da TV Aparecida, portal e app. Tudo é feito com a ajuda do AXIS Streaming Assistent, que faz a integração dos modelos de câmeras compatíveis com a aplicação de streaming via vídeo e áudio. O aplicativo permite a integração de forma fácil com os sistemas de streaming Skype, Adobe Flash Media Live Encoder, entre outros.
No Santuário, cinco câmeras AXIS P13 foram disponibilizadas para a função de transmitir 6 canais ao vivo, além da programação da TV, em tempo real pela internet de locais como o Altar Central, Capelas, Nicho de Nossa Senhora e Passarela da Fé. “Esses modelos foram escolhidos para a transmissão ao vivo na internet devido a possibilidade de utilizar lentes de 50 mm. Por conta da pandemia, o acesso remoto cresceu muito, com milhares de fiéis acompanhando as imagens do Santuário através de aplicativos ou online”, explica Luisa Vieira.
Assim que é instalado, o aplicativo faz uma varredura para detectar automaticamente os equipamentos da Axis que estão em rede. Integrado com a funcionalidade de Zipstream, o AXIS Streaming Assistent permite enviar os dados de áudio e vídeo com uma taxa de bits minimizada, ou seja, além de permitir outras funcionalidades, é possível economizar a transmissão de dados em uma rede e melhorar a transmissão de áudio e vídeo via streaming.
Um espaço seguro para a fé
A garantia de que tudo está funcionando bem e os visitantes estão aproveitando sua estadia na cidade, que se tornou um polo turístico do Vale do Paraíba, vem de um local específico: a central de monitoramento do Santuário. Ali, um grupo de pessoas trabalha para monitorar as imagens geradas pelas centenas de câmeras espalhadas por toda a área de 1,3 milhão de metros quadrados de extensão.
O trabalho de monitoramento é complementado por outra central que fica dentro do Rainha Hotéis, com monitoramento ininterrupto, 24 horas por dia, sete dias por semana. Um storage de 500 TB é utilizado para armazenar as imagens e o Milestone Corporate – programado para trabalhar com 40 modelos diferentes de câmeras Axis – se encarrega de gerenciar as imagens que chegam de todos esses locais.
Durante a pandemia, com a necessidade dos protocolos de biossegurança e a capacidade das missas limitada, a tecnologia auxiliou na verificação do uso correto dos EPI’S e colaborou com o trabalho das equipes que coordenam o distanciamento entre as pessoas.
“A possibilidade de ter equipamentos com tecnologia IP totalmente integrados facilita muito tarefas do dia a dia, como a manutenção remota, integração de sistemas, trabalho multiplataformas e convergência para um único canal. Com o trabalho conjunto da Axis e da Milestone na central de monitoramento, conseguimos detectar com facilidade todo tipo de problema e temos capacidade de reação coordenada. A unificação dos sistemas em uma plataforma única era o que faltava para deixar a parceria perfeita. Estamos muito satisfeitos”, finaliza a responsável pelo TI do Santuário, Luisa Vieira.
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