Fique Sabendo
Segurança Presente: Veja a importância do Projeto para o Rio de Janeiro
A Operação Segurança Presente (OSP) é formada por três pilares: os agentes civis, os policiais militares e os assistentes sociais. Esses três grupos de profissionais se unem para garantir a segurança e o atendimento social da população do Rio de Janeiro (RJ).
Além dos excelentes serviços prestados à população do RJ, o aproveitamento dos reservistas das forças armadas na OSP, é um ponto positivo, pois é um dos únicos projetos no Brasil que está valorizando e inserindo no mercado de trabalho os militares da reserva.
Acompanhe os próximos tópicos e conheça melhor o funcionamento e os resultados da Operação Segurança Presente no estado do Rio de Janeiro.
O que é a Operação Segurança Presente?
A Operação Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que suplementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Os agentes civis, em sua maioria, são militares da reserva que passam por cursos de capacitação para atuar com policiais e assistentes sociais.
Todas as bases contam com assistentes sociais, que possuem a responsabilidade de atender a população em situação de rua e vulnerabilidade social.
O efetivo de policiais militares é responsável pela coordenação do projeto e segurança da população, além de participar das ações de garantia da cidadania e atendimento social.
Leia também: Polícia Federal Faz Operação Contra Tráfico Internacional De Armas
Como a OSP começou?
No dia 1º de janeiro de 2014 foi inaugurada a Operação Lapa Presente para apoiar o policiamento do 5º BPM (Centro) por conta do aumento da criminalidade na região.
O Lapa Presente apresentou ótimos resultados, o que acabou aumentando as vendas do comércio local e atraindo mais turistas, por conta da sensação de segurança que o projeto gerou.
O sucesso da Operação Segurança Presente levou à expansão, em 2015, para outros bairros da cidade do Rio. No mês de dezembro de 2017, a OSP atravessou a ponte sendo inaugurada no município de Niterói.
Em agosto de 2019, o Projeto Segurança Presente chegou na Baixada Fluminense e hoje está presente em 32 localidades do estado e continua crescendo.
Leia também: Saque De Valores Esquecidos Recomeça Nesta Terça-Feira (7)
Excelentes resultados
A Operação Segurança Presente apresenta números positivos, como a redução de até 90% do número de roubos em suas áreas de cobertura, no patamar mais baixo dos últimos 17 anos.
Veja os números da Segurança Presente:
- Atendimentos assistenciais: 281.698 (de 01/01/2014 até 10/05/2022).
- Conduzidos à delegacia: 41.786 (de 01/01/2014 até 10/05/2022).
- Mandados cumpridos: 6.494 (de 01/01/2014 até 10/05/2022).
- Desaparecidos encontrados: 263 (de 01/01/2014 até 10/05/2022).
Os números atualizados com toda certeza são maiores, esses números registram somente as ações até o dia 10 de maio de 2022.
-
Sem categoria2 dias ago
Biometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
MEI2 dias ago
Receita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Simples Nacional6 dias ago
Governo aperta o cerco no Simples Nacional: novas regras aumentam burocracia e multas
-
Receita Federal3 dias ago
Receita Federal flexibiliza pagamento de débitos e atrai regularização
-
Contabilidade2 dias ago
Receita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária
-
Fique Sabendo6 dias ago
Na prática: tudo o que você precisa saber sobre PIS e COFINS na tributação monofásica!
-
Economia6 dias ago
BNDES vai liberar R$ 12 bi para produtores rurais com perdas de safra
-
Contabilidade2 dias ago
Contabilidade digital e Big Data: a união que permite uma atuação preditiva e estratégica no setor de tecnologia