Minas Gerais
Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública começa a ser aplicado
Até 12/10, as escolas da rede estadual e municipal de Minas Gerais aplicarão as provas do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (Simave).
A iniciativa é uma política pública da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para promover a qualidade e a equidade da educação.
A diretora de Avaliação dos Sistemas Educacionais da SEE/MG, Núbia Vieira de Souza destaca que: “As avaliações buscam analisar todas as dimensões do sistema educacional da rede pública estadual. Elas avaliam os resultados alcançados em sala de aula, na escola e no sistema; na ação docente, no gerenciamento escolar e nas políticas públicas para a educação, e no nível de aprendizagem, na alfabetização e nos conteúdos básicos do ensino fundamental e médio”.
O Simave está dividido em duas avaliações: o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), que contará com a participação de alunos da 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, e o Programa de Avaliação de Alfabetização (Proalfa), em que alunos na 2ª série do ensino fundamental farão o teste.
Mobilização
Para que os alunos entendam e participem do exame, diversas unidades de ensino realizam diversas ações de mobilização, como divulgação da data de aplicação das avaliações à comunidade escolar, envio de mensagens digitais e impressas, bilhetes e cartazes. Além de publicações nas redes sociais.
Na Escola Estadual Padre Rogério Abdala, no município de Monsenhor Paulo, os testes serão aplicados nesta terça-feira (30/11) e a mobilização foi grande, afirmou Rosiane.
“Usamos muito as redes sociais e os professores que são representantes de turma também fizeram esse elo com os alunos. No dia da prova, vamos fazer um lanche especial. Também trabalhamos com os estudantes a nota atual da escola e mostramos que é importante sempre aumentar e não diminuir. Sempre mostrando que a participação deles é muito importante”.
Na unidade de ensino, a avaliação é realizada por alunos da nona série do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio. Na Escola Estadual Monsenhor José Guimarães Fonseca, em Três Corações, os alunos também participaram do esforço de mobilização.
A diretora Vera Lúcia de Oliveira Rezende explica que, “A mobilização foi realizada por meio de vídeos produzidos pelos alunos incentivando os colegas. A equipe pedagógica divulgou cartazes informativos e motivacionais nas redes sociais e enviou bilhetes aos responsáveis informando sobre a importância da participação dos estudantes”.
-
Sem categoria3 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
Economia2 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
MEI3 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
INSS2 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
Fique Sabendo2 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
Estudo e Educação11 horas agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
Contabilidade3 dias agoReceita Federal alerta para o prazo final de adesão à transação tributária
-
MEI19 horas agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.