Chamadas
Sou aposentado, posso receber o Bolsa Família?
É muito comum nos depararmos com aposentados que recebem um valor muito baixo da sua aposentadoria, logo o cidadão precisa buscar outros meios para complementar a renda. No artigo de hoje vamos esclarecer se o aposentado pode ou não receber o Bolsa Família. Acompanhe
Você sabe o que é Benefício Previdenciário?
A pessoa que contribui para o INSS, poderá fazer jus aos benefícios que são oferecidos pela previdência. Abaixo vou listar os benefícios que são oferecidos. Veja!
- Aposentadorias;
- Salário Maternidade;
- Pensão por morte;
- Auxílio Reclusão;
- Auxílio por incapacidade permanente (Aposentadoria por invalidez);
- Auxílio por incapacidade temporário ( Auxílio-Doença);
- Auxílio-Acidente.
Existe também os benefícios assistenciais, eles são para as pessoas que estão em situações financeiras delicadas, ou até mesmo em situações de vulnerabilidade.
O que é Bolsa Família?
Este benefício foi criado pela Lei n° 10.836/04, o mesmo trata-se de um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País.

Qual o limite de renda para fazer parte deste programa?
- Qualquer família com renda por pessoa de até R $ 89,00 mensais, nestes casos são famílias de extrema pobreza;
- Famílias com renda por pessoa entre R $ 89,01 e R $178,00 mensais, desde que tenham crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos.
O aposentado pode ou não receber o Bolsa Família?
A resposta para esta pergunta, é SIM! O aposentado pode fazer jus ao benefício assistencial, porém o mesmo precisa se enquadrar na condição de baixa renda.
Exemplo:
A soma da aposentadoria do senhor Osvaldo, junto com a renda da sua família, dividindo pelo número de pessoas, dá um valor de aproximadamente R $89,00, ou até mesmo R $178,00, além de conter na sua família, crianças ou adolescentes, gestantes, entre outros. Neste caso, o cidadão poderá fazer jus ao Bolsa Família.
Conclusão
Portanto, podemos concluir que se o aposentado cumprir com os requisitos que citei acima, ele poderá sim fazer jus ao benefício do Bolsa Família.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira.
-
Reforma Tributária3 dias agoReforma: Nota Técnica traz mudanças em relação a locação de imóveis na NFS-e
-
Contabilidade4 dias agoNovo módulo da Receita Federal muda regras para abertura de empresas a partir de dezembro
-
Imposto de Renda3 dias agoReceita paga HOJE lote de restituição do IR com mais de R$ 490 milhões
-
CLT4 dias agoQuais as consequências na recusa em cumprir aviso prévio?
-
Reforma Tributária4 dias agoO fim da guerra fiscal: por que o mapa competitivo das empresas vai mudar nos próximos anos
-
CLT3 dias agoMTE inicia a cobrança das empresas que não estão declarando ou recolhendo as prestações de empréstimo consignado
-
CLT4 dias agoQuando vai cair o quinto dia útil de dezembro de 2025?
-
CLT4 dias agoDemissão e 13º salário: veja se você tem direito ao valor proporcional

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.