Fique Sabendo
Dança das cadeiras: Nunes Marques assume TSE e Carmen Lúcia vai para o STF
O ministro Nunes Marques assume, hoje, segunda-feira, dia 3, a vice-presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele será o sucessor, na liderança da Corte, da ministra Cármen Lúcia, que será empossada como presidente. Seu mandato seguirá até agosto de 2026.
Faltando menos de dois meses para a próxima eleição presidencial, Nunes Marques assumirá o TSE. Cada integrante do TSE tem um mandato de dois anos, renovável por igual período.
As trocas fazem parte do rodízio regular da presidência do TSE – sempre ocupada por um ministro oriundo do Supremo Tribunal Federal (STF).
Foi assim, por exemplo, em 2022, quando Alexandre de Moraes assumiu a Corte faltando pouco mais de 40 dias para a eleição. O ministro encerra sua participação no TSE nesta segunda (3), quando passa o comando para Cármen.
Ao assumir a Corte eleitoral, em 2026, Nunes Marques terá como seu vice André Mendonça, atualmente ministro substituto. Ele passará a composição efetiva a partir da saída de Alexandre de Moraes.
Dessa forma, a próxima eleição geral, que definirá o presidente da República, será comandada por uma dupla de magistrados que foi indicada ao Supremo pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Bom lembrar que Nunes Marques e André Mendonça foram as únicas indicações do ex-presidente Jair Bolsonaro ao STF. Cármen Lúcia chegou ao STF por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante seu primeiro mandato, em 2006. Já Moraes foi indicado por Michel Temer (MDB), em 2017.
-
Economia2 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
Sem categoria4 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
INSS3 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
Fique Sabendo2 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
MEI2 dias agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Estudo e Educação1 dia agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
MEI3 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
INSS15 horas ago13º do INSS em novembro: veja quem recebe e as datas de pagamento

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.