Contabilidade
Entende sobre a segregação de Receita no Simples Nacional?
Você, contador, com certeza tem empresas do Simples Nacional em seu escritório correto? Já faz a segregação das Receitas de forma correta?
Hoje vamos falar sobre a segregação das receitas no Simples Nacional, pois sem essa segregação cerca de 95% das empresas pagam impostos indevidos todos os anos, então segregar as receitas é muito importante para evitar pagar impostos indevidos.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a Segregação de Receitas no Simples Nacional e entender mais sobre esse assunto!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
Como funciona a segregação do Simples Nacional?
Se calcula o recolhimento do imposto no Simples Nacional sobre a receita bruta mensal da empresa, que inclui as vendas de bens e serviços conforme suas atividades sociais. No entanto, receitas que não se relacionam à atividade principal, como ganhos em investimentos ou juros, excluímos desse cálculo.
Empresas com mais de uma atividade devem segregar as receitas para aplicar corretamente as alíquotas, que variam conforme o tipo de atividade. Usa-se as tabelas de alíquotas (Anexos I a V) para definir os percentuais aplicáveis.
Em caso de devolução de mercadoria, se reduz o valor da receita no mês da devolução. Um erro na segregação pode eliminar alguma isenção ou redução de imposto que poderia se aproveitar.
Acima de tudo, manter a segregação correta envolve seguir a legislação atual e utilizar ferramentas adequadas, garantindo o pagamento correto dos impostos, evitando erros e possíveis penalidades.
Quando há segregação de receita?
A segregação de receita, em resumo, acontece quando uma empresa precisa separar os diferentes tipos de receitas que ela recebe. Isso geralmente ocorre para organizar melhor os impostos que ela deve pagar.
Por exemplo, imagine que uma empresa vende dois tipos de produtos: um produto é isento de impostos, e o outro tem imposto a ser pago.
A segregação de receita serve para que a empresa consiga separar quanto ela ganhou com cada tipo de produto, para saber exatamente o valor de impostos que ela deve pagar ou deixar de pagar em cada caso.
Em resumo, é um jeito de organizar as receitas da empresa de acordo com as regras fiscais, para evitar pagar imposto a mais ou a menos.
Como recuperar impostos segregando as receitas?
Teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!
Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-jc e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!
Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus cliente do Simples Nacional!
Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controle o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.
Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.
Obrigado pela leitura!
-
Economia2 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
Sem categoria3 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
INSS2 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
Fique Sabendo2 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
MEI3 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
Estudo e Educação24 horas agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
MEI1 dia agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Fique Sabendo1 dia agoComo o consumo inteligente está mudando hábitos e estilos de vida?

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.