Sem categoria
Essas alterações do CBS e IBS no Simples Nacional mudam o jogo, veja quais são!
Retiramos algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos detalhar cada ponto da reforma que afeta o Simples Nacional e como você deve lidar com essas mudanças.
Seção VI: Das Alíquotas
1. CBS e IBS no Simples Nacional – Art. 19, § 1º, ponto c) Esse parágrafo trata de como mudanças nas regras de tributação para micro e pequenas empresas e MEIs devem ser compensadas para manter a arrecadação equilibrada.
Resumo: Qualquer alteração nas regras de tributação para esses grupos deve ser ajustada para não prejudicar a arrecadação do IBS e da CBS, garantindo equilíbrio nas finanças do governo.
Seção VII: Da Sujeição Passiva
2. CBS e IBS no Simples Nacional – Art. 21, § 2º Este parágrafo fala sobre o regime de tributação que um contribuinte deve seguir se não optar pelo Simples Nacional ou pelo MEI.
Resumo: Empresas que não escolhem o Simples Nacional ou MEI devem seguir o regime regular de tributação do IBS e da CBS, conforme a nova lei.
3. CBS e IBS no Simples Nacional – Art. 21, § 3º Este parágrafo especifica que contribuintes que escolhem o Simples Nacional ou o MEI devem seguir as regras específicas desses regimes.
Resumo: Empresas que optam pelo Simples Nacional ou MEI devem seguir as normas e obrigações específicas desses regimes, em vez do regime regular do IBS e da CBS.
4. CBS e IBS no Simples Nacional – Art. 21, § 4º Este parágrafo fala sobre a possibilidade de empresas no Simples Nacional optarem por sair do regime simplificado para seguir o regime regular de tributação do IBS e da CBS.
Resumo: Empresas do Simples Nacional podem escolher o regime regular para o IBS e a CBS. Se optarem por isso, devem seguir todas as regras da nova lei complementar.
5. CBS e IBS no Simples Nacional – Art. 21, § 5º Este parágrafo detalha as condições e o prazo para que uma empresa do Simples Nacional opte pelo regime regular de tributação do IBS e da CBS.
Resumo: A escolha pelo regime regular é irreversível durante o ano-calendário e deve ser feita dentro do prazo para optar pelo Simples Nacional.
Existem mais 12 alterações que você precisa saber sobre esse assunto, mas os detalhes estão no artigo CBS e IBS no Simples Nacional – Guia completo! Não deixe de ler e entender todas as mudanças que teremos no Simples Nacional!
Conclusão
A reforma tributária traz diversas mudanças para o Simples Nacional, impactando diretamente micro e pequenas empresas e MEIs. É crucial entender essas alterações para adaptar seu negócio e garantir conformidade com a nova legislação.
Essas mudanças podem parecer complexas, mas com a informação certa e uma boa gestão, seu negócio pode continuar prosperando no novo cenário tributário.
-
Economia4 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
Sem categoria5 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
INSS2 dias ago13º do INSS em novembro: veja quem recebe e as datas de pagamento
-
INSS4 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
MEI3 dias agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Estudo e Educação3 dias agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
Fique Sabendo4 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
MEI5 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.