Connect with us

Economia

Febraban deu início ao mutirão nacional de negociação de dívidas bancárias 

Negociação abrange dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, consignado, com condições especiais

Autor: Ana Luzia Rodrigues

Publicado em

Febraban deu início ao mutirão nacional de negociação de dívidas bancárias

Teve início no último sábado, dia 1°, o tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Trata-se de uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.

O objetivo é ajudar o consumidor a negociar suas dívidas bancárias e reequilibrar suas finanças. Mais de 160 instituições participam da ação, ampliando o alcance das negociações e das ações de educação financeira, que também são foco do mutirão.

Durante a ação, os bancos participantes oferecem parcelamento, descontos no valor da dívida ou ainda taxas de juros reduzidas para refinanciamento, conforme sua política de crédito.

Quais dívidas estão neste mutirão?

Podem ser negociadas dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e demais modalidades de crédito contraídas de bancos e instituições financeiras. Desde que estejam em atraso e não possuam bens dados em garantia, nem dívidas prescritas.

Todas as informações sobre o mutirão, assim como a relação completa das instituições participantes e os canais oferecidos pelos bancos para a negociação das dívidas, estão disponíveis no portal Meu Bolso em Dia Febraban.

Já as dívidas podem ser consultadas no Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR). Este contém a relação de dívidas perante as instituições financeiras. 

As negociações podem ocorrer diretamente com a instituição credora em seus canais oficiais, ou pelo portal ConsumidorGovBr, lembrando que é preciso ter sua conta Prata ou Ouro.  Após o envio da solicitação, a empresa terá 10 dias para analisar o pedido e apresentar uma resposta ao consumidor.

Leia também:

“Os bancos estão empenhados em oferecer condições especiais para a negociação de dívidas em atraso e contribuir para a recuperação financeira do consumidor. A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso. Além de saber o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora. Também traz conteúdo relevante de orientação financeira”, afirma Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.

Prazo do Mutirão Febraban

O Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira vai até o dia 30 de novembro. Trata-se de uma das iniciativas do acordo de cooperação técnica assinado entre a Febraban e o Banco Central (BC) para desenvolver ações coordenadas de educação financeira e evitar o endividamento de risco.

Negociação de dívidas não bancárias

A Serasa é um dos parceiros, e no mesmo período do Mutirão, promove o seu Feirão Serasa Limpa Nome, por meio do qual o consumidor também tem a oportunidade de quitar dívidas não bancárias em atraso, e com descontos, contraídas de empresas de varejo, telecomunicações, concessionárias de energia, saneamento, universidade e financeiras.

Outra possibilidade é negociar as dívidas nas agências dos correios participantes. Basta escolher a agência mais próxima e, no balcão de atendimento, perguntar pelo Serasa Limpa Nome.

Curso e-Simples:

Curso de Recuperação do Simples Nacional. 

Aprenda a recuperar o PIS e Cofins de 60 meses em até 3 dias! 

Acesse: https://www.esimplesauditoria.com/curso-de-recuperacao-do-simples-nacional 

Formada em jornalismo há mais de 30 anos, já passou por diversas redações dos jornais do interior onde ocupou cargos como repórter e editora-chefe. Também já foi assessora de imprensa da Câmara Municipal de Teresópolis. Atuante no Jornal Contábil desde 2021.

Mais lidas

@2025 - Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por Jornal Contábil