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Golpe atinge MEIS a partir de cobrança indevida de cadastro no Serasa

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

A Sala do Empreendedor está alertando os Microempreendedores Individuais (MEIs) sobre golpes de cobranças irregulares e indevidas. Chegou ao conhecimento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo a atitude de intenção duvidosa relacionada a empresas que receberam ligações telefônicas em que se comunica a obrigatoriedade de efetuar um cadastro no Serasa (análise e informações para decisões de crédito e apoio a negócios), com solicitação de dados dos empresários, sob risco de taxa/mensalidade.

Em episódio anterior, determinada Associação realizava o envio de boletos de cobranças para os endereços dos MEIs, o que também é indevido. A orientação da Sala do Empreendedor é para que a qualquer sinal cuja desconfiança permeie o pedido de pagamentos de boletos encaminhados via Correios ou e-mail, o contribuinte seja cauteloso e não proceda ao pagamento e muito menos repasse dados pessoais, como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e dos seus negócios, a exemplo do número de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Nenhum MEI deve pagar nada sem confirmação e nenhum dado deve ser repassado. Informações essenciais devem ser certificadas, como a própria identificação da origem das ligações.

A única cobrança obrigatória trata-se das guias de pagamento DAS, de recolhimento mensal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), servindo para garantia financeira de benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade.

Em caso de dúvidas ou vestígios de golpes, os microempresários entrar em contado com o Sebrae da sua região.

Os cidadãos que julgarem terem sido lesados devem registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) junto à Delegacia Regional de Polícia Civil e/ou acionar o Programa de Defesa do Consumidor (Procon)

Com Correio Lajeano

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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