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Carreira

INSS: 14 doenças isentam de carência; saiba quais são

Autor: Ricardo de Freitas

Publicado em

Os benefícios do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez exigem carência de pelo menos 12 meses de contribuição para serem concedidos aos segurados do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).

Mas algumas doenças graves isentam os segurados de terem de contribuir por um período mínimo de tempo, explica o advogado especializado em Direito Previdenciário Átila Abela, da plataforma digital Previdenciarista. “Mas precisam ter a qualidade de segurado”, diz.

Quando o segurado tem direito?

Segundo o INSS, essa isenção será dada aos casos em que o pedido de benefício se deu em função de um acidente de qualquer natureza, inclusive decorrente do trabalho, bem como nos casos em que for acometido de alguma destas 14 doenças após se tornar um filiado do INSS. Ou seja, se já portar alguma dessas doenças antes de se tornar um filiado, não terá direito.

Confira quais são as 14 doenças que isentam de carência no INS

  • 1.
  • Tuberculose ativa
  • 2.
  • Hanseníase
  • 3.
  • Alienação mental
  • 4.
  • Câncer (Neoplasia maligna)
  • 5.
  • Cegueira
  • 6.
  • Paralisia irreversível e incapacitante
  • 7.
  • Cardiopatia grave
  • 8.
  • Doença de Parkinson
  • 9.
  • Espondiloartrose anquilosante
  • 10.
  • Nefropatia grave
  • 11.
  • Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
  • 12.
  • Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS)
  • 13.
  • Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada
  • 14.
  • Hepatopatia grave

Com Extra

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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