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INSS: Mais de 130 mil aposentados correm risco de perder benefício neste mês

Autor: Ricardo de Freitas

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Aproximadamente 132 mil aposentados ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não comprovaram que estão vivos há mais de 12 meses e podem ter os benefícios cancelados antes da entrada de 2019.

A rede bancária afirma que realiza comunicados aos beneficiários que ainda não fizeram a prova de vida com mensagens informativas em caixas eletrônicos e sites na internet.

Se tiver o benefício interrompido devido a falta da comprovação de estar vivo, o aposentado ou pensionista terá o benefício cassado definitivamente após seis meses.

Os aposentados e pensionistas que precisam regularizar a situação devem comparecer diretamente no banco em que recebem o benefício com um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, habilitação ou carteira de trabalho.

Quem já cadastrou a biometria na instituição bancária poderá utilizar da tecnologia para realizar a prova de vida diretamente nos terminais de autoatendimento.

Aqueles beneficiários que não puderem comparecer às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida com o auxílio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Realizado desde 2012, o procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. De acordo com o INSS, a medida tem o objetivo de dar mais segurança ao cidadão e ao Estado por evitar pagamentos indevidos de benefícios e fraudes. Com R7

Ricardo de Freitas não é apenas o CEO e Jornalista do Portal Jornal Contábil, mas também possui uma sólida trajetória como principal executivo e consultor de grandes empresas de software no Brasil. Sua experiência no setor de tecnologia, adquirida até 2013, o proporcionou uma visão estratégica sobre as necessidades e desafios das empresas. Ainda em 2010, demonstrou sua expertise em comunicação e negócios ao lançar com sucesso o livro "A Revolução de Marketing para Empresas de Contabilidade", uma obra que se tornou referência para o setor contábil em busca de novas abordagens de marketing e relacionamento com clientes. Sua liderança no Jornal Contábil, portanto, é enriquecida por uma compreensão multifacetada do mundo empresarial, unindo tecnologia, gestão e comunicação estratégica.

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