Chamadas
INSS: Mais de 130 mil aposentados correm risco de perder benefício neste mês
Aproximadamente 132 mil aposentados ou pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não comprovaram que estão vivos há mais de 12 meses e podem ter os benefícios cancelados antes da entrada de 2019.
A rede bancária afirma que realiza comunicados aos beneficiários que ainda não fizeram a prova de vida com mensagens informativas em caixas eletrônicos e sites na internet.
Se tiver o benefício interrompido devido a falta da comprovação de estar vivo, o aposentado ou pensionista terá o benefício cassado definitivamente após seis meses.
Os aposentados e pensionistas que precisam regularizar a situação devem comparecer diretamente no banco em que recebem o benefício com um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, habilitação ou carteira de trabalho.
Quem já cadastrou a biometria na instituição bancária poderá utilizar da tecnologia para realizar a prova de vida diretamente nos terminais de autoatendimento.
Aqueles beneficiários que não puderem comparecer às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida com o auxílio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.
Realizado desde 2012, o procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. De acordo com o INSS, a medida tem o objetivo de dar mais segurança ao cidadão e ao Estado por evitar pagamentos indevidos de benefícios e fraudes. Com R7
-
Economia3 dias agoSalário Mínimo: confira o valor projetado pelo governo para 2026
-
Sem categoria4 dias agoBiometria no INSS em novembro: risco de ficar sem aposentadoria
-
INSS3 dias ago13º do INSS terá novo pagamento em novembro. Veja quem está apto!
-
Fique Sabendo2 dias agoPIS/Pasep 2025 tem prazo para saque. Consulte para não perder benefício!
-
MEI2 dias agoSuper MEI: Comissão do Senado aprova aumento no limite para R$ 140 mil
-
Estudo e Educação1 dia agoEnem 2025: participantes já podem conferir os locais de prova
-
MEI3 dias agoReceita flexibiliza parcelamento de dívidas para MEIs e pequenos negócios
-
INSS16 horas ago13º do INSS em novembro: veja quem recebe e as datas de pagamento

Receba nossas notícias pelo WhatsApp em primeira mão.